Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/UFSC
Orientador
DULCE MARCIA CRUZ
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Tópicos Específicos de Educação
Titulo
O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias
Resumo

O objetivo deste relatório é narrar o processo de produção do módulo 3 do Game Comenius,  um jogo educativo com foco em promover a diversificação dos recursos e práticas utilizados pelos professores durante a aula, incentivando e explicando o uso de mídias no planejamento didático. O módulo 3 possui uma mecânica de gameplay "point and click" na qual o jogador planeja uma aula e depois responde a diversos quizzes para fixar o conteúdo do tema da aula. A fundamentação teórica buscou embasamento em diversos pesquisadores, dentre eles,  Meneguette e Basbaum (2016), Oliveira e Zille (2019) e Novak (2010). A metodologia deste projeto consistiu em pesquisar soluções para participar do desenvolvimento, produção e aplicação do jogo, onde atuei majoritariamente na criação e atualização das interfaces do Comenius 3. Como resultado do meu trabalho finalizamos as metodologias 1 e 2, estamos testando o protótipo em agosto de 2021 com uma turma de estudantes de licenciaturas e outra de pedagogia e iniciamos a metodologia 3. Este método de produção/testagem garante que o projeto seja  atualizado conforme as necessidades do usuário e força a equipe a dedicar o tempo necessário para cada tarefa. Por conta da pandemia e escassez de  programadores, alterações nas prioridades do projeto foram realizadas. Por isso, os objetivos: Apoiar a criação de um banco de dados para salvar jogos e indexação de busca; Acompanhar o desenvolvimento de uma solução de IA para acompanhar os jogadores no módulo 3; Apoiar o desenvolvimento de uma rede social para armazenamento, compartilhamento, fóruns; Pesquisar e implementar ferramentas de integração com Moodle para cursos EAD, foram deixados para o próximo PIBITI, para focarmos na finalização. Concluiu-se a importância de direcionar o projeto de acordo com suas necessidades para realizar um trabalho satisfatório dentro do tempo estipulado. Continuarei no projeto como estagiário até finalizarmos o módulo 3, previsto para dezembro de 2021.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226332
Palavras-chave
Jogo Educativo, Mídias, Unity Engine, Interfaces Gráficas, Game Design
Colaboradores

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