Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/UFSC |
Orientador | DULCE MARCIA CRUZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Tópicos Específicos de Educação |
Titulo | O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias |
Resumo | O objetivo deste relatório é narrar o processo de produção do módulo 3 do Game Comenius, um jogo educativo com foco em promover a diversificação dos recursos e práticas utilizados pelos professores durante a aula, incentivando e explicando o uso de mídias no planejamento didático. O módulo 3 possui uma mecânica de gameplay "point and click" na qual o jogador planeja uma aula e depois responde a diversos quizzes para fixar o conteúdo do tema da aula. A fundamentação teórica buscou embasamento em diversos pesquisadores, dentre eles, Meneguette e Basbaum (2016), Oliveira e Zille (2019) e Novak (2010). A metodologia deste projeto consistiu em pesquisar soluções para participar do desenvolvimento, produção e aplicação do jogo, onde atuei majoritariamente na criação e atualização das interfaces do Comenius 3. Como resultado do meu trabalho finalizamos as metodologias 1 e 2, estamos testando o protótipo em agosto de 2021 com uma turma de estudantes de licenciaturas e outra de pedagogia e iniciamos a metodologia 3. Este método de produção/testagem garante que o projeto seja atualizado conforme as necessidades do usuário e força a equipe a dedicar o tempo necessário para cada tarefa. Por conta da pandemia e escassez de programadores, alterações nas prioridades do projeto foram realizadas. Por isso, os objetivos: Apoiar a criação de um banco de dados para salvar jogos e indexação de busca; Acompanhar o desenvolvimento de uma solução de IA para acompanhar os jogadores no módulo 3; Apoiar o desenvolvimento de uma rede social para armazenamento, compartilhamento, fóruns; Pesquisar e implementar ferramentas de integração com Moodle para cursos EAD, foram deixados para o próximo PIBITI, para focarmos na finalização. Concluiu-se a importância de direcionar o projeto de acordo com suas necessidades para realizar um trabalho satisfatório dentro do tempo estipulado. Continuarei no projeto como estagiário até finalizarmos o módulo 3, previsto para dezembro de 2021. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226332 |
Palavras-chave | Jogo Educativo, Mídias, Unity Engine, Interfaces Gráficas, Game Design |
Colaboradores |