Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
GERMÁN AYALA VALENCIA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS / EQA/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Agrárias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia de Alimentos
Titulo
Desenvolvimento de nanomateriais à base de biopolímeros e compostos ativos
Resumo

Eu sou a Elizabeth, sou da 6ª fase do curso de engenharia de alimentos da ufsc e eu fui IC no laboratório de engenharia biológica do departamento de engenharia química e de alimentos no período 01 de Setembro de 2020 até 31 de Agosto de 2021. O nome do projeto no qual eu participei foi Desenvolvimento de nanomateriais à base de biopolímeros e compostos ativos onde estudei Nanoencapsulamento de antocianinas ,o trabalho foi executado com orientação do Professor Germán Ayala Valencia.

Apesar do acesso limitado ao laboratório devido à pandemia do Covid-19, algumas atividades em laboratório foram realizadas. Fizemos a extração das antocianinas e caracterização destes extratos pelo método de espectrofotometria a fim de quantificar as antocianinas nestes extratos.

Com os experimentos limitados a complementação do projeto de IC ocorreu na forma de uma revisão de literatura onde foram analisadas uma vasta gama de artigos dos últimos 10 anos onde a nanoencapsulação de antocianinas foi utilizadas em compostos de múltiplas fontes botânicas em grande variedade de materiais de barreira e diferentes técnicas foram utilizadas. A partir dessa pesquisa foi elaborado um artigo acerca do uso de carboidratos para a encapsulação de antocianinas.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226358
Palavras-chave
alimentos funcionais, antocianinas, nanopartículas
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br