Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
KEYLA CRISTIANE DO NASCIMENTO
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
Resumo

Objetivo: Avaliar a usabilidade, a aplicabilidade, a clareza e a relevância de um jogo educativo, para o ensino de primeiros socorros com crianças escolares.

Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, para avaliação da usabilidade do jogo educativo, em formato de tabuleiro, denominado “vidas em jogo”. Para a avaliação de usabilidade do jogo optou-se por adaptar o questionário System Usability Scale (SUS). O estudo foi desenvolvido com crianças entre 9 a 14 anos, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas, localizadas em Florianópolis (SC). Foi elaborado um instrumento específico de coleta de dados, composto de duas partes sendo a primeira referente à caracterização dos participantes e a segunda subdivida em duas categorias: (A) avaliação da usabilidade por meio do SUS (10 itens) e (B) avaliação da atratividade e design do tabuleiro do jogo (7 itens). Os dados coletados foram transferidos e tabulados no Microsoft Office Excel para uma análise estatística. Foram gerados gráficos que apresentam a distribuição da frequência e mediana da tendência central das respostas.

Resultado: Observou-se que o valor total da média de todos os scores foi de 76,59, classificado como excelente, e mediana de 76. Na avaliação da atratividade e design, as dimensões melhores avaliadas foram a interação social (72,7%) e a diversão (90,9%) (jogariam novamente). Afirmaram que o design do jogo apresenta atratividade (63,6%). Por outro lado, 45,4% das crianças não foi capaz de relacionar o conteúdo do jogo com situações já observadas, o que indica que o jogo poderá ser melhorado colocando situações mais cotidianas no decorrer do jogo.

Conclusão: Na avaliação de usabilidade o jogo educativo foi considerado excelente pelos participantes. O jogo educativo promove a interação social, apresenta um design atrativo e estimula o ensino de primeiros socorros para crianças escolares, podendo ser utilizado como instrumento de aprendizagem com crianças em idade escolar.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226393
Palavras-chave
Enfermagem, Educação em Saúde, Primeiros Socorros, Crianças, Jogos e brinquedos
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br