Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ELEONORA D'ORSI
Depto
DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA / SPB/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Saúde Pública
Titulo
Oficinas de inclusão digital como ferramenta de promoção do estilo de vida saudável entre pacientes diabéticos e/ou hipertensos digitalmente excluídos, residentes em Florianópolis, sul do Brasil
Resumo

‘ExperiMente: Mova o Corpo e a Mente’ se baseia em três eixos: estimulação cognitiva, exercício físico e interação social. Com a pandemia, as oficinas precisaram ser adaptadas, e com isso pretendeu-se estimar a viabilidade de oficinas remotas de inclusão digital, aliadas a exercícios físicos, para moradores da Grande Florianópolis. A equipe foi composta por dois coordenadores, uma supervisora e cinco monitoras. Para as oficinas remotas manterem os mesmos eixos do projeto original, foi desenvolvido um manual contendo informações básicas do tablet, aplicativos de jogos e exercícios físicos. Os idosos receberam um kit (contendo manual, tablet, TCLE e termo de empréstimo) em suas casas e, semanalmente, uma monitora realizava a sessão por telefone ou videochamada. Este projeto foi financiado pelo Programa Lown Scholars da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. No primeiro ciclo de oficinas, haviam 8 participantes, com idades entre 57 e 82 anos (média=69,6 anos). O grupo era composto por 4 homens e 4 mulheres. Foram convidados para participar do projeto 45 indivíduos. Inicialmente, 12 pessoas aceitaram participar, mas 4 desistiram antes do início do ciclo de oficinas. Foram planejadas entre 10 e 15 sessões por participante (mínimo de 10 sessões por participante), sendo que 87,5% (n=7) dos participantes realizaram o mínimo de sessões planejadas. Apenas 1 participante realizou 15 sessões. Qualitativamente, observou-se que 100% dos participantes apontaram satisfação positiva com as oficinas, maior independência, autonomia e confiança no manuseio desses equipamentos, além do aumento da autoestima dos participantes. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, pode-se manter os três eixos principais do projeto. Até o momento, as oficinas apresentaram grande potencial e se mostraram viáveis, podendo ser exemplo para o desenvolvimento futuro de estudos semelhantes.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226140
Palavras-chave
Inclusão Digital, Estimulação, Reabilitação Cognitiva, Idosos
ColaboradoresDanúbia Hillesheim

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