Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
BEATRIZ AUGUSTO DE PAIVA
Depto
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL / DSS/CSE
Centro
CENTRO SOCIOECONÔMICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Serviço Social
Titulo
Cartografia categorial acerca do Estado no capitalismo dependente
Resumo

Esta pesquisa é parte do estudos e pesquisas desenvolvidas, desde o ano de 2014, pelo Veias Abertas - Grupo vinculado ao Instituto de Estudos Latino-Americanos. Portanto, parte do trabalho e acúmulo de outros graduandos, mestrandos, doutores e professores que compartilham do interesse em desvendar a realidade latino-americana.Este estudo exigiu a articulação dos elementos formulados pela tradição marxista sobre Estado em seu aspecto geral, isto é, desde seu caráter de classe e das tarefas que assume no processo de reprodução ampliada do capital, porém, analisamos aqui o Estado latinoamericano, entendendo que a dependência implica uma forma particular com que o nosso Estado se realiza.

Tal dinâmica compõe uma unidade que envolve diferentes países, uma vez que compartilham de aspectos comuns de uma mesma trajetória histórica, o que não exclui mas condiciona a particularidade de cada um. Se assemelham, portanto, ao analisarmos a maneira com que a América Latina ingressa e se desenvolve em relação ao capitalismo mundial num contexto de acumulação, sendo seu subdesenvolvimento enquanto periferia pilar fundamental para o desenvolvimento dos países centrais. Portanto, há um lugar determinado das nações periféricas frente à economia global, modificando e criando sua produção de bens, sua forma de vida, sempre submetidas aos interesses estrangeiros, o que não se dá sem a superexploração da força de trabalho periférica. O que significa que, além do papel geral, o Estado dependente também atua garantindo a dominação externa, através do controle da economia e força de trabalho, seja por meio de regulamentações ou do uso repressivo da força. 

Esta síntese foi possível a partir da apropriação dos estudos já realizados pela frente de trabalho do tema, que aborda obras de autores da perspectiva crítica e da teoria marxista da dependência, como Marx, Lenin, Vania Bambirra, Jaime Osório, Ruy Mauro Marini, José Carlos Mariátegui, Agustín Cueva, Alberto Guerreiro Ramos , Florestan Fernandes entre outros.

Das quais se evidenciam elementos e categorias como Estado, dependência, transferência de valor, superexploração, padrão de reprodução do capital, etnia e nação. A partir das quais estamos realizando, de acordo com os objetivos da pesquisa, a elaboração de um mapa categorial e cartografia dos autores. Foram realizadas também outras atividades como a participação no grupo de estudos do Veias Abertas e a apresentação do trabalho em seminário internacional.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226404
Palavras-chave
Estado, Capitalismo Dependente, América Latina
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br