Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | DULCE MARCIA CRUZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Tópicos Específicos de Educação |
Titulo | GAME COMENIUS: FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS MÍDIAS NA CULTURA DIGITAL - formação e aprendizagem |
Resumo | Este resumo procura descrever minhas atividades como bolsista no GAME COMENIUS, projeto que visa o desenvolvimento de um jogo educativo que trabalhe na formação docente. Atuei principalmente no terceiro módulo do projeto, o Comenius 3, onde o jogador seleciona um perfil de turma e precisa planejar uma aula. Ele recebe o feedback deste planejamento ao longo do desenvolvimento do jogo, onde também enfrenta uma série de desafios. A metodologia do trabalho em grupo utilizada para esse desenvolvimento consiste em realizar uma ou mais reuniões semanais, incluindo membros de todas as áreas da elaboração do jogo. Nesses encontros são discutidos o game design do jogo além do progresso e divisão das atividades da equipe. Também a respeito da metodologia, são realizadas oficinas e testes em sala de aula dos protótipos do jogo. Todas as reuniões e atividades foram realizadas exclusivamente de maneira remota devido à pandemia de COVID-19. Durante o tempo em que participei do projeto(de abril a agosto de 2021), trabalhei na parte da programação do jogo, montando e implementando as mecânicas e telas planejadas pela equipe. Além da programação, também atualizei a música do jogo. Para a realização dessas atividades foram necessários vários momentos de pesquisa e reflexão que resultaram não só num maior domínio das tecnologias necessárias para o desenvolvimento, mas também em vários aprendizados quanto a trabalhar em equipe e o processo de desenvolvimento de um projeto científico. Como resultado da minha participação no projeto, foi finalizado e testado o protótipo do jogo com a segunda sessão completa, restando apenas, para a finalização deste módulo, o desenvolvimento da terceira sessão. Como deixarei o projeto, em virtude de uma proposta profissional que inviabiliza o trabalho como bolsista, não participarei diretamente do restante do desenvolvimento, mas saio dessa experiência com muitos aprimoramentos e aprendizados importantes tanto para a vida pessoal como profissional. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226467 |
Palavras-chave | jogos digitais, lúdico, letramento midiático, formação, game design, mídias |
Colaboradores |