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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ROSANE SILVEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | Núcleo de pesquisa em fonética e fonologia aplicada à língua estrangeira |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Lingüística Aplicada |
Titulo | O Ensino da Pronúncia na Formação Continuada de Professores de Inglês |
Resumo | O ensino da pronúncia é historicamente negligenciado tanto por professores como, também, pelos currículos de ensino (BUSS, 2013; LEFFA, 2016; PAIVA, 2003), que frequentemente abordam, exclusivamente, o ensino da leitura em língua estrangeira. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018 (BRASIL, 2018), o ensino da oralidade—do qual a pronúncia faz parte—se tornou obrigatório, mas devido à repetida ausência da pronúncia na sala de aula, é provável que o os professores de inglês não estejam ou não se sintam preparados para o seu ensino. Portanto, o presente projeto objetivou desenvolver instrumentos que auxiliassem (1) na compreensão da relação entre professores de inglês e o ensino da pronúncia e (2) na sua formação para o ensino da pronúncia do inglês. Com base em conhecimentos sobre o contexto brasileiro e em pesquisas anteriores, questionários que investigam a formação dos professores e suas percepções sobre o ensino e a relevância da pronúncia foram desenvolvidos. Ademais, partindo dos conhecimentos necessários para o ensino da pronúncia, dos princípios atuais sobre o ensino da pronúncia e das questões metodológicas envolvidas no ensino da pronúncia, uma oficina de formação continuada de 15 horas foi desenvolvida. A oficina aborda a fonética e a fonologia do inglês, conceitos essenciais sobre pronúncia, o ensino da pronúncia por meio de tecnologias digitais, a definição de objetivos de ensino e aprendizagem e a criação e adaptação de materiais didáticos para o ensino da pronúncia, considerando a BNCC. Os instrumentos desenvolvidos viabilizam a avaliação e o aprimoramento do ensino da pronúncia do inglês no Brasil, o que têm implicações diretas para a sala de aula de língua estrangeiras. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226558 |
Palavras-chave | Pronúncia, Ensino, Aprendizagem, Língua Inglesa, Formação Professores, Tecnologias |
Colaboradores | Crystoffer Emilio Zanchet |