Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/UFSC
Orientador
ESTEVAN HIDEKI MURAI
Depto
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Desenvolvimento de um protótipo para validação do sistema robotizado de inspeção para redes de distribuição de energia elétrica
Resumo

Problemas nas linhas de distribuição elétrica são comuns em qualquer região do país. No estado de Santa Catarina, a concessionária responsável pela distribuição elétrica Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) busca uma maneira de aperfeiçoar o processo de detecção de erros e manutenção destas linhas.

Foi com este objetivo que o Laboratório de Robótica Raul Guenther desenvolveu um sistema robotizado para inspeção de linhas de distribuição, sendo este projeto organizado em três grupos de desenvolvimento: elétrica, dados e mecânica. A equipe de elétrica ficou responsável por desenvolver toda a micro rede de funcionamento do robô, incluindo o desenvolvimento da automação deste.

A automação do robô foi um processo que envolveu desenvolver a interface humano máquina, bem como a programação de um microcontrolador TI LAUNCHXL-F28379D para leitura de sensores de tensão e corrente, comunicação com o operador, acionamento dos motores para deslocamento do sistema e movimentação das câmeras e controle dos conversores Buck e Boost.

No período da vigência do projeto, o graduando e pesquisador de iniciação científica ficou responsável por desenvolver toda a programação do microcontrolador, bem como auxiliar no desenvolvimento da interface humano máquina. Além disso, o acadêmico desenvolveu um sistema de controle da movimentação provisório para um protótipo inicial do robô, constituído de um controle remoto de aeromodelos. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226470
Palavras-chave
robótica, inspeção, redes de distribuição
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br