Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIA TEREZINHA DA SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE JORNALISMO / JOR/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Jornalismo e Editoração
Titulo
Acontecimentos e problemas públicos na agenda midiática (2020-2021)
Resumo

O projeto de pesquisa “O Brasil no radar da mídia informativa de referência: atores, valores, instituições e a dimensão pública de questões expostas em acontecimentos” tem como objetivo investigar as relações entre o jornalismo e os valores sociais, com base em uma abordagem sobre acontecimentos. Tendo em mente que acontecimentos têm o potencial de revelar questões importantes da vida coletiva, analisá-los permite ver como os problemas públicos são tratados, e como diferentes atores sociais se posicionam ou são representados.

O plano de atividades 2020-2021, intitulado “Acontecimentos e problemas públicos na agenda midiática” se dedicou a dois eixos de análise: 1) Acontecimentos e figuras públicas, com foco nos posicionamentos do presidente Jair Bolsonaro em relação à vacina contra Covid-19; E 2) Acontecimentos e problemas públicos, com o objetivo de mapear casos de feminicídio ocorridos em Santa Catarina de 2015 a 2020. O monitoramento das declarações de Bolsonaro foi feito em dois portais, a Folha de S. Paulo, e o Portal G1. Foram coletadas 207 matérias no total, cuja distribuição no período de tempo da coleta se concentrou nos momentos mais críticos da pandemia no Brasil: O colapso do sistema de saúde em Manaus, e a segunda onda de infecções no país. Já o mapeamento de casos de feminicídio teve como foco nesse ciclo o portal ND Mais, de onde foram coletadas 284 matérias.

Foi possível observar que o número de casos reportados cresceu muito ao longo do período, principalmente nos anos de 2019 e 2020, e que também cresceu o número de matérias continuadas. Os dados coletados nas buscas dos dois eixos da pesquisa serão posteriormente utilizados para análises qualitativas, e para a produção de artigos pela professora coordenadora.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226473
Palavras-chave
Jornalismo e sociedade, acontecimento, problemas públicos, normas e valores sociais, noticiabilidade jornalística
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br