| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Orientador | VANINA MACOWSKI DURSKI SILVA |
| Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
| Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
| Sub-área do Conhecimento | Engenharia de Transportes |
| Titulo | Distribuição de produtos sob a ótica de cold supply chain: modelagem matemática voltada à roteirização de veículos |
Resumo | Em um contexto econômico-social, a perda de produtos que requerem controle térmico se tornou cada vez mais notável e neste contexto surge a cadeia do frio. Esta é responsável por todas as etapas da cadeia logística (desde armazenamento até entrega ao cliente final) que envolvem o controle da temperatura e planeja assegurar que se mantenham as condições ideais. Portanto, este trabalho pretende analisar o comportamento da temperatura no interior do compartimento da carga durante a distribuição de produtos da cadeia do frio. Para realizar este estudo, dois principais fatores atuaram como ferramenta de teste para verificar a influência dos mesmos na temperatura no interior do compartimento de carga, sendo estes: o coeficiente β que define o quão passível o meio está de realizar a transferência de calor e, o padrão de remoção das caixas (produtos) assim como a variação das dimensões da caixa. Por fim, pôde-se concluir que a calibração feita para o coeficiente β foi eficaz e o modelo conseguiu gerar resultados capazes de demonstrar um comportamento de temperatura próxima a um cenário real, permitindo analisar onde há maiores variações de temperatura durante a distribuição de produtos da cadeioa do frio e, em qual etapa esta temperatura atingiu o valor máximo. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226702 |
| Palavras-chave | Distribuição Física, Roteirização, Cadeia do Frio, Simulação, Eficiência Térmica, Logística |
| Colaboradores |
