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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MAILCE BORGES MOTA |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Psicolingüística |
Titulo | Frequência e repetição: efeitos no processamento de estruturas morfológicas e sintáticas complexas |
Resumo | A pesquisa em psicolinguística se apoia em um número diverso de métodos e técnicas experimentais. Entre eles está o paradigma de priming sintático. O priming sintático é tanto uma resposta automática e inconsciente causada pela exposição prévia a uma determinada estrutura sintática sobre o processamento de outra estrutura sintática subsequente igual ou semelhante, quanto um método de pesquisa que manipula sentenças prime e alvo para dar as condições necessárias para tal resposta acontecer em laboratório. Desse modo, a minha pesquisa como bolsista de Iniciação Científica durante o ciclo de bolsas 2020-2021, buscou investigar o design de pesquisa em priming sintático de artigos publicados entre 2017 e 2020, mapear testes e baterias de avaliação cognitiva disponíveis no Brasil, e avaliar a importância do uso desses testes nas pesquisas em psicolinguística. No presente vídeo, apresento um panorama do que realizei no período setembro de 2020 a agosto de 2021. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226178 |
Palavras-chave | priming sintático, design de experimentos, avaliação cognitiva, psicolinguística |
Colaboradores |