Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | Sem Bolsa |
Orientador | DULCE MARCIA CRUZ |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias |
Resumo | O Comenius 3 é um jogo educativo de gênero Point and Click, do qual conta com mecânicas que visam fornecer aprendizado para seus jogadores e aborda metodologias de ensino, mídias educacionais e outros temas. Atualmente o projeto de grupo de pesquisa EDUMÍDIA desenvolveu três jogos, o Comenius 1, Comenius 2 e Comenius 3. O Game Comenius 3 está em desenvolvimento no momento, tendo como previsão para término e lançamento em dezembro de 2021 e é dele que participo desde março de 2021 como PIBIC voluntário. O Comenius 3 é um jogo linear que, primeiramente, introduz o jogador aos conteúdos que serão apresentados durante o jogo e permite a criação de uma aula personalizada. Algumas dentre as várias escolhas estão a escolha de mídias, nível de ensino e metodologia. Até o momento foram desenvolvidas duas metodologias e, cada uma conta com mecânicas diferentes, tendo em comum o quiz. Quando a nova equipe de programação iniciou no projeto, a metodologia 2 ainda não havia começado a ser feita. Mas como em várias avaliações de jogadores constavam o fato de que o jogo era muito rápido, a equipe de programação foi responsável por criar novas mecânicas que pudessem atrair e divertir o jogador, fazendo-o sentir como um verdadeiro professor. Não apenas foram implementadas novas mecânicas no jogo, como também foram revisadas e consertadas diversas falhas que passaram despercebidas pela equipe de desenvolvimento. A ferramenta usada para o desenvolvimento do Comenius 3 é a Unity, um motor para a criação de jogos eletrônicos. E a linguagem de programação usada é o C#, uma linguagem orientada à objetos. Como na equipe não temos um game designer, toda a equipe faz esse trabalho em conjunto durante as reuniões que ocorrem toda semana no Discord. O game design do jogo é muito influenciado pelas avaliações de seus jogadores e, como o jogo está em constante desenvolvimento, sempre estamos revisando e melhorando seu conteúdo. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226609 |
Palavras-chave | jogos digitais, lúdico, letramento midiático, formação, game design, mídias |
Colaboradores |