Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CLAUDIA REGINA FLORES |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Ensino-Aprendizagem |
Titulo | Pintura e Conhecimento Matemático: um acervo para uma “máquina para descolonização” |
Resumo | O projeto de Iniciação Científica intitulado “Pintura e Conhecimento Matemático: um acervo para uma ‘máquina para descolonização’” é subprojeto de um projeto maior, que se chama “Formas e De-formas no Olhar: Por uma Educação Matemática Fronteiriça e Criadora”, ambos coordenados pela professora Dra. Cláudia Regina Flores. O trabalho se insere no Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática - GECEM e na linha de pesquisa Arte, Visualidade e Educação Matemática. Teve-se como objetivo desta Iniciação Científica a criação e disponibilização de um repertório de imagens de pinturas de arte que possibilitam uma linha de fuga para ensinar matemática com arte e a elaboração de uma analítica do emprego de conhecimentos matemáticos, em práticas artísticas, na ação de pinturas. Para o desenvolvimento das atividades deste projeto, teve-se contato com imagens de obras de arte, tendo em vista que práticas e técnicas de olhar são constituídas pela e na história e que podem ser perceptíveis nelas o uso de referências da Matemática. Estas imagens foram escolhidas, inicialmente, com apoio de dissertações escritas por participantes do GECEM, e também, por leituras que compuseram o referencial teórico, apoiado em conceitos como a visualidade na Educação Matemática e a colonialidade do saber. Como resultado, obteve-se um repertório de imagens que consiste numa planilha com imagens de pinturas de Arte categorizadas e nelas percebeu-se elementos, associados aos saberes matemáticos, que não se limitam à identificação de conceitos geométricos. Espera-se que este repertório auxilie em atividades de pesquisa e de formação de professores, construindo novas formas de associar Arte com Educação Matemática. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226139 |
Palavras-chave | Educação Matemática, Formação de Professores, Metodos e Técnicas de Ensino, Geomeria, Visualização |
Colaboradores |