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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | JULIO APOLINÁRIO CORDIOLI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | Laboratório de Vibrações e Acústica |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Avaliação experimental do ruído de hélices |
Resumo | O setor de aeronaves de propulsão elétrica encontra-se em constante desenvolvimento, tanto por parte da indústria tradicional (Embraer, Airbus), quanto por empresas que demonstram forte interesse fazer parte deste ramo, como por exemplo Uber, Amazon e BMW. O aumento no interesse nestas tecnologias se resumem, basicamente, na busca por uma alternativa logística eficaz para grandes centros urbanos no que tange à mobilidade, tanto de pessoas, quanto de produtos. Aliado à isto, surge um importante fator de bem estar público: o ruído gerado por estas aeronaves. Dessa forma, o projeto de pesquisa descrito neste relatório tem como objetivo central modelar o ruído destas aeronaves e, através de métodos numéricos e experimentais, propor alternativas para a redução do ruído proveniente dos motores e das pás. O bolsista de iniciação científica atua diretamente no projeto, desenvolvendo os softwares de aquisição de sinais e controle, juntamente com o auxílio na montagem da bancada experimental que viabilizará estudos na área. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226626 |
Palavras-chave | ruído, liner, tratamento acústico, motores aeronáuticos |
Colaboradores | Lucas Araújo Bonomo Marcelo Henrique Martins Martinelli |