Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | WAGNER MAURÍCIO PACHEKOSKI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
Laboratório | Laboratório de Caracterização dos Materiais |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Materiais Não-Metálicos |
Titulo | Caracterização elétrica e mecânica de materiais poliméricos com adição de nanotubos de carbono |
Resumo | Compósitos são materiais formados por duas ou mais fases com a presença de uma fase contínua (matriz) e uma fase dispersa (carga ou reforço), com propriedades distintas em relação aos componentes isolados. Os nanocompósitos também são materiais formados por matriz e cargas, nos quais um dos componentes deve ter ao menos uma dimensão nanométrica para haver maior interação entre a carga e a matriz, resultando em características diferenciadas em relação aos compósitos tradicionais. O Epóxi é um polímero leve e de fácil manuseio, e os nanotubos de carbono (NTC) são partículas 1-D com excelentes propriedades mecânicas e altamente condutivas. Nanocompósitos de Epóxi com NTC buscam conciliar a leveza e a facilidade de manuseio do Epóxi com as propriedades elétricas e mecânicas do NTC. O objetivo deste trabalho é criar um nanocompósito com matriz de Epóxi e reforçado com NTC de fácil manuseio com ganho nas propriedades mecânicas e condutividade elétrica em relação à matriz. Foram feitos ensaios de tração com corpos de prova com adição de 12% e 16% (m/m) de carga de NTC de parede dupla misturada manualmente, e com corpos de prova de Epóxi puro, para comparação. As amostras de nanocompósito se mostraram mais frágeis que as de Epoxi: tiveram menor deformação na ruptura e limite de resistência a tração, módulo de Youg inferior e foram menos tenazes. Para medir a condutividade foram realizados dois testes: pelo método das duas pontas e a espectroscopia de impedância, com filmes de Epóxi puro e com filmes com carga de 12 a 16% de NTC. Não foi possível medir a resistência nos filmes de Epóxi, utilizando-se valores da literatura. Os filmes com NTC apresentaram ganho de condutividade de 5 ordens de grandeza em relação ao Epóxi. Houve variação entre os testes, porém ambos apresentaram ganho de condutividade com maior carga adicionada. Em relação à manuseabilidade e processo de cura, o comportamento do nanocompósito atendeu as expectativas com adição de carga entre 12 e 16%. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226203 |
Palavras-chave | nanotubos de carbono, epoxi, nanocompositos, propriedades mecânicas, condutividade |
Colaboradores | Bianca Scaramal Madrona |