Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
WAGNER MAURÍCIO PACHEKOSKI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Laboratório de Caracterização dos Materiais
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Materiais Não-Metálicos
Titulo
Caracterização elétrica e mecânica de materiais poliméricos com adição de nanotubos de carbono
Resumo

Compósitos são materiais formados por duas ou mais fases com a presença de uma fase contínua (matriz) e uma fase dispersa (carga ou reforço), com propriedades  distintas em relação aos componentes isolados. Os nanocompósitos também são materiais formados por matriz e cargas, nos quais um dos componentes deve ter ao menos uma dimensão nanométrica para haver maior interação entre a carga e a matriz, resultando em características diferenciadas em relação aos compósitos tradicionais.

O Epóxi é um polímero leve e de fácil manuseio, e os nanotubos de carbono (NTC) são partículas 1-D com excelentes propriedades mecânicas e altamente condutivas. Nanocompósitos de Epóxi com NTC buscam conciliar a leveza e a facilidade de manuseio do Epóxi com as propriedades elétricas e mecânicas do NTC. O objetivo deste trabalho é criar um nanocompósito com matriz de Epóxi e reforçado com NTC de fácil manuseio com ganho nas propriedades mecânicas e condutividade elétrica em relação à matriz.

Foram feitos ensaios de tração com corpos de prova com adição de 12% e 16% (m/m) de carga de NTC de parede dupla misturada manualmente, e com corpos de prova de Epóxi puro, para comparação. As amostras de nanocompósito se mostraram mais frágeis que as de Epoxi: tiveram menor deformação na ruptura e limite de resistência a tração, módulo de Youg inferior e foram menos tenazes.

Para medir a condutividade foram realizados dois testes: pelo método das duas pontas e a espectroscopia de impedância, com filmes de Epóxi puro e com filmes com carga de 12 a 16% de NTC. Não foi possível medir a resistência nos filmes de Epóxi, utilizando-se valores da literatura. Os filmes com NTC apresentaram ganho de condutividade de 5 ordens de grandeza em relação ao Epóxi. Houve variação entre os testes, porém ambos apresentaram ganho de condutividade com maior carga adicionada.

Em relação à manuseabilidade e processo de cura, o comportamento do nanocompósito atendeu as expectativas com adição de carga entre 12 e 16%.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226203
Palavras-chave
nanotubos de carbono, epoxi, nanocompositos, propriedades mecânicas, condutividade
ColaboradoresBianca Scaramal Madrona

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br