Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | NEIVA DE ASSIS |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | LAPEE (Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional) |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
Titulo | Plano de Atividades do Bolsista 1 – JOVENS E PESQUISA EM BASE DE DADOS |
Resumo | O projeto 'Educação não formal e território: uma investigação sob o olhar da Psicologia em Florianópolis' teve como objetivo geral investigar oportunidades educadoras na cidade de Florianópolis que se configuram como alternativas à escolarização formal para os jovens. Investigamos, sob o olhar da psicologia, a articulação entre território e educação na produção de memórias coletivas. No estudo bibliográfico desses conceitos utilizamos como referenciais teóricos, Milton Santos, Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Vigotski. Partimos do encontro do grupo de pesquisa com uma iniciativa de educação não-formal no Morro da Queimada, escutamos os entrelaçamentos entre território e memória na produção da vida cotidiana. Foi possível entrever, nas práticas educadoras, uma intrincada relação com as vivências no e do território na produção de memórias de um coletivo. Tais práticas de educação apresentaram-se comprometidas com a emancipação dos sujeitos, de modo a tensionar narrativas hegemônicas que privilegiam determinadas vozes em detrimento de outras no processo da história oficial. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226623 |
Palavras-chave | educação, juventudes, subjetividades, pesquisa qualitativa, território |
Colaboradores |