Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MIRIAM PILLAR GROSSI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Antropologia |
Titulo | Etnografia das Politicas Públicas de Gênero, Sexualidades e Diversidades (2002 – 2016) |
Resumo | A pesquisa que apresento a seguir, intitulada Políticas Culturais para Resistir: O festival Sonora e a cena musical de mulheres em Florianópolis SC é resultante do meu trabalho de conclusão de curso em ciências sociais e se desdobra a partir da minha experiência como bolsista PIBIC no projeto Etnografia das Políticas Públicas de Gênero, Sexualidade e Diversidades nos Governos Petistas (2002-2016). Nesta pesquisa investiguei a cena musical de mulheres em Florianópolis SC a partir do Sonora Festival – Ciclo Internacional de compositoras. O objetivo geral foi entender quais os caminhos que as mulheres utilizam para se profissionalizar na música. Como objetivos específicos busquei avaliar o acesso às políticas públicas culturais a partir do ponto de vista das mulheres entrevistadas; mapiar movimentos musicais que lutem contra as desigualdades sociais na música; entender os impactos que o festival Sonora acarretou em suas carreiras, e entender se as entrevistadas se consideram feministas. A partir de uma perspectiva feminista, procurei contribuir nos estudos de gênero e etnomusicologia. A pesquisa foi fundamentada teóricamente nos feminismos negros e decolonias visando entender como operam as opressões resultantes da colonialidade de gênero/poder, colocando no centro do debate as experiências de vida das mulheres estudadas. Adotei uma metodologia qualitativa e foram feitas seis entrevistas semiestruturadas, com mulheres que participaram do Sonora Festival- Ciclo Internacional de Compositoras em Florianópolis. Verificou-se a dificuldade de acesso às políticas públicas de cultura e a escassez de políticas culturais específicas para grupos subalternos, assim como a falta de controle e análise de dados referente ao edital Elisabeth Anderle, reforçando a importância e necessidade de mais pesquisas científicas nessa área. O Sonora foi considerado um espaço importante para a cena musical de mulheres sendo o primeiro palco profissional para muitas musicistas.
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Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227301 |
Palavras-chave | Politicas Publicas, Genero , Programa Genero e Ciencias, SPM, CNPq |
Colaboradores |