Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
A formação de professores para a infância: dos marcos regulatórios à cultura escolar
Resumo

Esta pesquisa se insere nos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Vigotskiano, Arte, Infância e Formação de Professores (GECRIARP) e vincula-se ao Curso de Graduação em Pedagogia da UFSC. Tem por objetivo principal “investigar a formação de professores pelo viés da infância, buscando compreender se e como as orientações legais para os cursos de Pedagogia e os documentos oficiais (de âmbito nacional, estadual, municipal), que regulam a educação básica, contemplam e garantem uma educação que promova o amplo desenvolvimento das crianças (na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental), a partir da prática docente”. A pesquisa foi impactada pela pandemia do COVID-19. Foi preciso adequar objetivos e procedimentos de produção de dados. Neste período foi refeita a revisão de literatura. Foram mapeadas as pesquisas recentes, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram realizadas leituras e estudos de textos de Vigotski, traduzidos recentemente do russo para o português. Foi possível, também, iniciar a investigação, centrando a coleta em bases de dados e em plataformas de informações de prefeituras e escolas. Estamos constituindo um banco de dados sobre a oferta de ensino público municipal para os anos iniciais. Além das informações compiladas em bases de dados, realizamos reuniões e encontros com professores e gestores de escolas da rede pública. Estas informações constituem os dados da pesquisa até o momento. Mesmo com os empecilhos para o desenvolvimento da ideia inicial da pesquisa, a inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica foi proveitosa pela retirada do contexto unicamente estudantil e a inserção num contexto de responsabilidade acadêmica, além do contato aprofundado com uma bibliografia mais específica, que, diferentemente da abrangência de um currículo estudantil, possibilita uma maior compreensão dos conceitos propostos.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226725
Palavras-chave
Formação de professores, infância, escola, cidade
Colaboradores

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