Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | LUCIANE MARIA SCHLINDWEIN |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | A formação de professores para a infância: dos marcos regulatórios à cultura escolar |
Resumo | Esta pesquisa se insere nos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Vigotskiano, Arte, Infância e Formação de Professores (GECRIARP) e vincula-se ao Curso de Graduação em Pedagogia da UFSC. Tem por objetivo principal “investigar a formação de professores pelo viés da infância, buscando compreender se e como as orientações legais para os cursos de Pedagogia e os documentos oficiais (de âmbito nacional, estadual, municipal), que regulam a educação básica, contemplam e garantem uma educação que promova o amplo desenvolvimento das crianças (na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental), a partir da prática docente”. A pesquisa foi impactada pela pandemia do COVID-19. Foi preciso adequar objetivos e procedimentos de produção de dados. Neste período foi refeita a revisão de literatura. Foram mapeadas as pesquisas recentes, produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram realizadas leituras e estudos de textos de Vigotski, traduzidos recentemente do russo para o português. Foi possível, também, iniciar a investigação, centrando a coleta em bases de dados e em plataformas de informações de prefeituras e escolas. Estamos constituindo um banco de dados sobre a oferta de ensino público municipal para os anos iniciais. Além das informações compiladas em bases de dados, realizamos reuniões e encontros com professores e gestores de escolas da rede pública. Estas informações constituem os dados da pesquisa até o momento. Mesmo com os empecilhos para o desenvolvimento da ideia inicial da pesquisa, a inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica foi proveitosa pela retirada do contexto unicamente estudantil e a inserção num contexto de responsabilidade acadêmica, além do contato aprofundado com uma bibliografia mais específica, que, diferentemente da abrangência de um currículo estudantil, possibilita uma maior compreensão dos conceitos propostos. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226725 |
Palavras-chave | Formação de professores, infância, escola, cidade |
Colaboradores |