Número do Painel
Autor
Instituição
Universiade Federal de Santa Catarina
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
JUSSARA GUE MARTINI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
ATIVIDADES DO BOLSISTA PIBIC – MÉTODOS E TÉCNICA PARA A CONDUÇÃO DO DEBRIFING EM SIMULAÇÃO CLÍNICA NA ENFERMAGEM
Resumo

Introdução: A simulação é considerada um dos melhores recursos para o aperfeiçoamento da  habilidade de reflexão, raciocínio clínico e desenvolvimento de competência dos estudantes.  Permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos planejados, utilizando  simuladores ou atores, em ambiente seguro, estimulando a reflexão no momento do debriefing.  O debriefing é uma técnica que ajuda na consolidação do saber e na correção de  comportamentos inadequados, logo, é uma etapa fundamental na simulação. É imperativo que  o docente responsável pela realização do debriefing tenha consistência e embasamento  científico para a escolha e a condução do método e da técnica a serem empregados. Objetivo:  Identificar os métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de ensino aprendizagem com o uso de simulação clínica em enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, entre os anos de 2011 a 2021, a partir da busca livre de descritores Métodos e Técnicas de condução do debriefing; Simulação Clínica; Enfermagem; Ensino; Aprendizagem nas bases de dados CINAHL, Eric, Google Scholar, Pubmed (included Medline), SciELO e Web of Science. Adotou-se a ferramenta de extração de dados EndNote  e procedeu-se à análise do conteúdo dos estudos selecionados. Resultados: foram recuperados 294 referencias, resultando após três refinamentos em 23 estudos para análise aprofundada. Emergiram duas categorias: 1) Condução do debriefing em simulação clínica para a enfermagem com o uso de instrumentos e 2) Métodos e Técnicas para condução do debriefing – feedback e questionários. Conclusão: As estratégias pedagógicas permeiam a condução de sessões de debriefing, a inclusão de abordagens de ensino inovadores, que possam ser combinadas com a experiências de simulação, e que requerem a capacitação docente e desenvolvimento de instrumentos boas práticas na condução do debriefing em atividade simulada.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226716
Palavras-chave
Formação profissional, Enfermagem, Simulação Clínica, Debriefing, Ensino
Colaboradores

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