Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | Universiade Federal de Santa Catarina |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | JUSSARA GUE MARTINI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Enfermagem |
Titulo | ATIVIDADES DO BOLSISTA PIBIC – MÉTODOS E TÉCNICA PARA A CONDUÇÃO DO DEBRIFING EM SIMULAÇÃO CLÍNICA NA ENFERMAGEM |
Resumo | Introdução: A simulação é considerada um dos melhores recursos para o aperfeiçoamento da habilidade de reflexão, raciocínio clínico e desenvolvimento de competência dos estudantes. Permite recriar um contexto clínico, com objetivos pedagógicos planejados, utilizando simuladores ou atores, em ambiente seguro, estimulando a reflexão no momento do debriefing. O debriefing é uma técnica que ajuda na consolidação do saber e na correção de comportamentos inadequados, logo, é uma etapa fundamental na simulação. É imperativo que o docente responsável pela realização do debriefing tenha consistência e embasamento científico para a escolha e a condução do método e da técnica a serem empregados. Objetivo: Identificar os métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de ensino aprendizagem com o uso de simulação clínica em enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, entre os anos de 2011 a 2021, a partir da busca livre de descritores Métodos e Técnicas de condução do debriefing; Simulação Clínica; Enfermagem; Ensino; Aprendizagem nas bases de dados CINAHL, Eric, Google Scholar, Pubmed (included Medline), SciELO e Web of Science. Adotou-se a ferramenta de extração de dados EndNote e procedeu-se à análise do conteúdo dos estudos selecionados. Resultados: foram recuperados 294 referencias, resultando após três refinamentos em 23 estudos para análise aprofundada. Emergiram duas categorias: 1) Condução do debriefing em simulação clínica para a enfermagem com o uso de instrumentos e 2) Métodos e Técnicas para condução do debriefing – feedback e questionários. Conclusão: As estratégias pedagógicas permeiam a condução de sessões de debriefing, a inclusão de abordagens de ensino inovadores, que possam ser combinadas com a experiências de simulação, e que requerem a capacitação docente e desenvolvimento de instrumentos boas práticas na condução do debriefing em atividade simulada. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226716 |
Palavras-chave | Formação profissional, Enfermagem, Simulação Clínica, Debriefing, Ensino |
Colaboradores |