Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | GRACIELI DIENSTMANN |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL / ECV/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Civil |
Titulo | Efeitos da velocidade sobre a interpretação de ensaios in situ |
Resumo | A modelagem geomecânica utilizando elementos finitos é uma ferramenta útil para auxiliar no entendimento do comportamento de materiais geotécnicos durante a execução de ensaios de laboratório e campo. No presente trabalho foram modelados de forma simplificada, em elementos finitos, ensaios triaxiais e ensaios de piezocone. Para a modelagem de ensaios triaxiais, um conjunto de resultados de laboratório foi interpretado e parâmetros representativos foram caracterizados. Diferentes modelos constitutivos foram avaliados buscando encontrar o modelo de melhor adequação, sendo que para o material avaliado, areia de Araquari/SC, o Modelo com Hardening (HS) mostrou-se mais apropriado. O modelo foi utilizado para aplicação em uma análise de capacidade de carga em estaca e, em sequência, o ensaio de piezocone foi modelado através da teoria de expansão de cavidade, para qual foram utilizados dados de um resíduo de ouro. O objetivo da modelagem aproximada do ensaio de piezocone foi caracterizar os efeitos da velocidade através da construção de curvas teóricas de drenagem determinadas para o resíduo de ouro. Os resultados indicam que velocidades normalizadas maiores que 1 devem ser utilizadas para a obtenção de parâmetros não drenados e velocidades normalizadas inferiores a 0,001 devem ser aplicadas em campo para a definição de parâmetros drenados. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226677 |
Palavras-chave | Ensaio triaxial, Piezocone, Velocidade característica, Elementos finitos |
Colaboradores |