Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | VINÍCIUS MEDINA KERN |
Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO / CIN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Ciência da Informação |
Titulo | Critérios de transparência nas instruções aos autores de revistas científicas |
Resumo | Este relatório de pesquisa de iniciação científica é um recorte do projeto trienal de bolsa de produtividade em pesquisa do orientador, na temática “Revisão por pares”. O objetivo desta pesquisa de iniciação científica foi descrever a incidência de um conjunto definido de 11 critérios de transparência expressos por revistas científicas em suas instruções para autores, como requisito para aceitar a submissão de artigos. A abordagem metodológica é o levantamento documental on-line a partir de instruções aos autores encontradas nos sítios web de revistas científicas. O levantamento trata de verificar o quanto cada revista analisada incorpora os princípios de transparência em suas instruções aos autores, cotejando esse resultado com a reputação de cada revista segundo indicadores usuais, como o estrato Qualis e o índice h5 do Google Scholar. De 43 revistas brasileiras de ciência da informação encontradas, 32 tinham website com instruções aos autores. O atendimento aos 11 critérios foi caracterizado dicotomicamente como "sim" ou "não", com 15 revistas sem atender a qualquer dos 11 critérios. A correlação entre a quantidade de critérios atendidos e o estrato Qualis da revista foi de +0,18. Essa baixa correlação é preocupante, dado que há revistas brasileiras pertencentes a bases de dados internacionais, com Qualis elevado, bem como revistas que funcionam de forma incipiente, mas essa diferença não implicou num atendimento a critérios de transparência claramente diferenciados entre esses extremos. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226573 |
Palavras-chave | Ética em pesquisa, Peridicos científicos, Revisão por pares, Ciência aberta, Modelo CESM de sistema, Comunicação científica |
Colaboradores |