Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARNIO TEIXEIRA PINTO
Depto
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / ANT/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Pesquisa em Fundamentos da Antropologia (A-Funda)/PPGAS
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Teoria Antropológica
Titulo
Incesto e Redes Matrimoniais Arara: Alguns problemas e um roteiro de investigação
Resumo

O trabalho da bolsa se iniciou com uma contextualização dos conceitos e termos utilizados pela área da antropologia e um aprendizado sobre a utilização inicial de um grafo em computadores, estrutura utilizada para representar uma rede matrimonial. Sendo vértice um indivíduo, arestas e arcos suas relações de consanguinidade e de casamento. 
Após esta contextualização, o trabalho tomou a direção de encontrar anéis matrimoniais, um conceito que do ponto de vista matemático, significa um caminho em um grafo que possui pelo menos uma aresta, forma um ciclo começando e terminando em um ego, não possui repetições de vértices, salvo Ego e não possui vértices com grau de entrada maior que 1. Do ponto de vista antropológico, corresponde a um matrimônio entre pessoas previamente relacionadas por vínculos de consanguinidade.
Após encontrados os anéis, se desejou adicionar propriedades a eles, adicionando cores para os vértices. Como na rede arara a filiação é bilateral, foram propostos modos de coloração que se adequassem a esta regra. Com os vértices coloridos, foram propostos e implementados modos de encontrar os anéis utilizando estas cores.
Com os anéis encontrados, surgiu o problema relacionado ao corte dos anéis: Um anel deve ser retificado para ser analisado.
O primeiro modo proposto foi o método da soma do número de ancestrais, que procura no próprio anel o número de ancestrais que um casamento possui e compara os números, realizando o corte no casamento com maior número. O modo seguinte foi a procura dos dominadores do grafo, utilizando a informação de dominação (um vértice A domina outro vértice B quando todos os caminhos de um vértice inicial passam obrigatoriamente por A antes de chegarem em B) para realizar o corte.  O terceiro método foi a implementação de p-grafos para gerar uma comparação entre os casamentos e cortar naqueles que estão acima dos outros. Estes métodos foram então testados sobre uma rede que, particularmente, possui datas em seus casamentos.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226452
Palavras-chave
Parentesco , Incesto, Métodos computacionais
ColaboradoresAlvaro Junio Pereira Franco

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br