Número do Painel
Autor
Instituição
Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
ARCANJO LENZI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Vibrações e Acústica
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Aplicação open source para a análise da pulsação acústica em tubulações de unidades de processamento de petróleo
Resumo

O projeto intitulado 'Aplicação open source para a análise da pulsação acústica em tubulações de unidades de processamento de petróleo' tem como objetivo explorar o fenômeno da pulsação de pressão nos processos de refino do petróleo. Estes têm efeito de interação com a estrutura dos tubos que conduzem o gás resultante para todas as partes do sistema, podendo gerar grandes níveis de vibração e falhas não previstas em projeto, além de ruído na faixa de frequências audíveis.

Entre os objetivos do projeto, pode ser citada a formulação dos comportamentos dos sistemas acústico e estrutural e seu acoplamento, e o consequente desenvolvimento de um software para a sua simulação. Sobre as atividades realizadas, foi implementado o procedimento para representar a interação acústico-estrutura externa na forma de radiação sonora de superfícies tubulares/cilíndricas, as quais podem causar deslocamento de fluido adjacente, também de maneira oscilatória. 

Neste trabalho, o interesse é criar uma metodologia numérica para avaliar a radiação sonora externa de cilindros de maneira a trabalhar em parceria com os resultados obtidos por outra parte da equipe. Uma vez que foi utilizada a abordagem do Método dos Elementos de Contorno, não há a necessidade de imposição de condições de contorno de radiação para o infinito, sendo utilizado o campo de velocidades estruturais obtidos da solução de um problema de vibrações previamente calculado como excitação do problema.

Como resultado, além do conhecimento adquirido com a experiência de pesquisa, foi escrito um artigo para uma revista científica, e os códigos produzidos foram disponibilizados para a comunidade.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226279
Palavras-chave
Tubulacoes, Processamento de Petroleo, Vibracoes
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br