Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MARINA MENEZES |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia do Desenvolvimento Humano |
Titulo | SIGNIFICAÇÕES DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) |
Resumo | A pandemia de COVID-19 tem afetado as pessoas de diferentes maneiras. É importante compreender e dar visibilidade às experiências das crianças sobre esse momento. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório analisou as significações de crianças pré-escolares e escolares sobre a pandemia de COVID-19, a partir de uma perspectiva desenvolvimentista. Participaram da pesquisa 29 crianças de ambos os sexos entre 4 e 11 anos que foram acessados através de seus responsáveis por páginas de redes sociais com conteúdo sobre desenvolvimento infantil. Foram realizadas videochamadas individuais online com as crianças, e solicitou-se que elaborassem 3 desenhos com relatos sobre suas significações do novo coronavírus, explicando como era a vida cotidiana em casa e na escola, antes e depois do surgimento do vírus. Realizou-se a análise temática dos dados com o auxílio do software webQDA, gerando 437 códigos, 74 elementos de análise, 15 subcategorias e 9 categorias. As crianças falaram desde aspectos mais concretos caracterizando o vírus até a experimentação de diferentes sentimentos e desejos decorrentes de suas vivências na pandemia. As significações das crianças são influenciadas pelo nível de desenvolvimento, pelo raciocínio causal e fatores culturais e sociais. Crianças pré-escolares compreendem a doença em termos do que conhecem sobre as pessoas e o comportamento, já as crianças escolares entendem que o que define a doença são os sintomas. Por isso, as explicações sobre as doenças e a pandemia partem das significações mais gerais para as mais complexas e vão das mais concretas para as mais abstratas conforme o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças. É fundamental acolher e compreender as significações das crianças sobre a experiência com o novo coronavírus. Reconhecer que as crianças são as pessoas que melhor podem descrever suas perspectivas, pode subsidiar profissionais da saúde e da educação a auxiliarem as crianças a lidar com experiências semelhantes. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226259 |
Palavras-chave | crianças, COVID19, significados, pandemia |
Colaboradores |