Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | KEYSY SOLANGE COSTA NOGUEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU |
Centro | CENTRO DE BLUMENAU |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Conhecimento docente no ensino de química: uma possível correlação com o autoconceito. |
Resumo | A presente pesquisa apresenta os resultados de uma investigação que realizou a construção e validação de um questionário do tipo Likert sobre a correlação entre autoconceito e conhecimento docente. Para a elaboração do questionário considerou-se questionários existentes e que versavam sobre o tema do conhecimento docente. Após a validação semântica do questionário e a aplicação de forma voluntária do mesmo à licenciandos em química, o questionário passou pelo teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach), que teve resultado 0.93. Posteriormente, a essa validação inicial, o questionário em sua versão final foi encaminhado para licenciandos em química. Nesta segunda etapa da pesquisa, 73 licenciandos responderam o instrumento e o cálculo de confiabilidade revelou que o alfa para todo o instrumento foi de 0.94. Foi calculado ainda o alfa para o questionário, considerando a sua primeira parte - que tratava sobre o autoconceito dos licenciandos para a química de forma geral. Esse valor foi de 0.86. Para a segunda parte do instrumento, em que os participantes apontavam seus autoconceitos para um conteúdo favorito, o valor do alfa foi de 0.95. Dos resultados e trabalhos originou-se um artigo submetido ao XI EPPEQ. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226529 |
Palavras-chave | Conhecimento docente, autoconceito, Ensino de Química |
Colaboradores | Fernanda Luiza de Faria |