Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
KEYSY SOLANGE COSTA NOGUEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU
Centro
CENTRO DE BLUMENAU
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Conhecimento docente no ensino de química: uma possível correlação com o autoconceito.
Resumo

A presente pesquisa apresenta os resultados de uma investigação que realizou a construção e validação de um questionário do tipo Likert sobre a correlação entre autoconceito e conhecimento docente. Para a elaboração do questionário considerou-se questionários existentes e que versavam sobre o tema do conhecimento docente. Após a validação semântica do questionário e a aplicação de forma voluntária do mesmo à licenciandos em química, o questionário passou pelo teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach), que teve resultado 0.93. Posteriormente, a essa validação inicial, o questionário em sua versão final foi encaminhado para licenciandos em química. Nesta segunda etapa da pesquisa, 73 licenciandos responderam o instrumento e o cálculo de confiabilidade revelou que o alfa para todo o instrumento foi de 0.94. Foi calculado ainda o alfa para o questionário, considerando a sua primeira parte - que tratava sobre o autoconceito dos licenciandos para a química de forma geral. Esse valor foi de 0.86. Para a segunda parte do instrumento, em que os participantes apontavam seus autoconceitos para um conteúdo favorito, o valor do alfa foi de 0.95. Dos resultados e trabalhos originou-se um artigo submetido ao XI EPPEQ.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226529
Palavras-chave
Conhecimento docente, autoconceito, Ensino de Química
ColaboradoresFernanda Luiza de Faria

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br