Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARIA MADALENA CANINA PINHEIRO
Depto
DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA / FONO/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Fonoaudiologia
Titulo
Criação de um conjunto de ruído babble em português brasileiro para ensaios de percepção de fala
Resumo

Introdução: O ruído do tipo babble o é um dos mais representativo de uma conversação, pois compreende aspectos como modulação e ritmo. Objetivo: Desenvolver um conjunto de ruídos do tipo babble no idioma português brasileiro e analisar a compreensão do mesmo em relação a variáveis sociodemográficas, número de falantes e tipo de texto. Metodologia: Estudo transversal e observacional. As gravações foram realizadas em uma câmara semi-anecóica utilizando microfones capacitivos de alta precisão e o gravador SQuadriga II.  Participaram da gravação oito adultos quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino com faixa etária de 21 à 28 anos. Em virtude da pandemia do COVID-19, a gravação com o grupo de crianças está em processo de análise.   Os participantes receberam diferentes textos para ler durante a gravação ( crônicas e diálogos). As manipulações dos arquivos de áudio foram feitas pelo software Audacity, criando babbles de quatro, oito e doze falantes.  Foram convidados 12 juízes para analisar os áudios e foi disponibilizado um questionário na plataforma online QuestionPro. Foram realizadas análises descritivas dos resultados. Resultados: Em relação ao sexo e faixa etária dos falantes, os juízes apresentaram 100% de acerto nos áudios com quatro falantes. Quanto ao número de falantes, os áudios com menores variações de resposta foram os de quatro homens e doze mulheres nas crônicas, e os de quatro falantes nos diálogos. Os arquivos com 12 falantes foram apontados pela maioria dos juízes como os mais difíceis (12.40%) e o texto dos diálogos foram o que tiveram melhor compreensão. Conclusão: Foi possível constatar na análise que com o aumento do número de falantes, houve redução do nível de compreensão e diminuição dos acertos em relação ao sexo e faixa etária dos falantes. Conhecer a análise destas variáveis foi de suma importância para desenvolver um babble no português brasileiro que possibilite avaliar o reconhecimento de fala em situações de escuta difícil.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226578
Palavras-chave
percepção da fala, testes auditivos, ruído
ColaboradoresProf. Dr. Stephan Paul

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