| Número do Painel | |
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| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Orientador | MARIA MADALENA CANINA PINHEIRO |
| Depto | DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA / FONO/CCS |
| Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
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| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
| Sub-área do Conhecimento | Fonoaudiologia |
| Titulo | Criação de um conjunto de ruído babble em português brasileiro para ensaios de percepção de fala |
Resumo | Introdução: O ruído do tipo babble o é um dos mais representativo de uma conversação, pois compreende aspectos como modulação e ritmo. Objetivo: Desenvolver um conjunto de ruídos do tipo babble no idioma português brasileiro e analisar a compreensão do mesmo em relação a variáveis sociodemográficas, número de falantes e tipo de texto. Metodologia: Estudo transversal e observacional. As gravações foram realizadas em uma câmara semi-anecóica utilizando microfones capacitivos de alta precisão e o gravador SQuadriga II. Participaram da gravação oito adultos quatro do sexo feminino e quatro do sexo masculino com faixa etária de 21 à 28 anos. Em virtude da pandemia do COVID-19, a gravação com o grupo de crianças está em processo de análise. Os participantes receberam diferentes textos para ler durante a gravação ( crônicas e diálogos). As manipulações dos arquivos de áudio foram feitas pelo software Audacity, criando babbles de quatro, oito e doze falantes. Foram convidados 12 juízes para analisar os áudios e foi disponibilizado um questionário na plataforma online QuestionPro. Foram realizadas análises descritivas dos resultados. Resultados: Em relação ao sexo e faixa etária dos falantes, os juízes apresentaram 100% de acerto nos áudios com quatro falantes. Quanto ao número de falantes, os áudios com menores variações de resposta foram os de quatro homens e doze mulheres nas crônicas, e os de quatro falantes nos diálogos. Os arquivos com 12 falantes foram apontados pela maioria dos juízes como os mais difíceis (12.40%) e o texto dos diálogos foram o que tiveram melhor compreensão. Conclusão: Foi possível constatar na análise que com o aumento do número de falantes, houve redução do nível de compreensão e diminuição dos acertos em relação ao sexo e faixa etária dos falantes. Conhecer a análise destas variáveis foi de suma importância para desenvolver um babble no português brasileiro que possibilite avaliar o reconhecimento de fala em situações de escuta difícil. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226578 |
| Palavras-chave | percepção da fala, testes auditivos, ruído |
| Colaboradores | Prof. Dr. Stephan Paul |
