Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARINA BAZZO DE ESPÍNDOLA
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Pesquisa e Desenvolvimento de uma Metodologia de Formação de Professores no âmbito do projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã”.
Resumo

O projeto desenvolvido teve como objetivo investigar o potencial dos processos coletivos de desenvolvimento de ações educativas em contextos de formação de professores. Para isso, a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg e Neil Selwyn, analisamos diversos contextos coletivos de formação de professores, e sua relação com a cultura digital. Neste trabalho, o principal objeto de estudo foi o projeto MECRED, que por sua vez, tinha como objetivo a criação de uma plataforma de Recursos Educacionais Digitais (RED), e foi desenvolvido entre o Ministério da Educação Brasileiro em parceria com a UFSC. No último ciclo do projeto, foi desenvolvida uma Iniciativa de Aprendizagem Colaborativa (IAC), que pretendia  promover a criação de tecnologias educacionais, em um processo de aprendizagem mútua entre escola e universidade. Durante o processo, foram realizadas rodas de conversas e questionários, os quais posteriormente foram analisados pela Análise de Conteúdo, com o intuito de responder a seguinte pergunta: o que os professores privilegiam no processo de planejamento didático com uso de recursos educacionais digitais? Nossos resultados sugerem três principais aspectos importantes para os professores no planejamento didático com RED: características da tecnologia; relações com a cultura digital; aspectos pedagógicos.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227320
Palavras-chave
cultura digital, formação de professores, tecnologias digitais de informação e comunicação, recursos educacionais digitais
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br