Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
IÚRI NOVAES LUNA
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
LIOP - Laboratório de Informação e Orientação Profissional
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia do Trabalho e Organizacional
Titulo
Plano de atividades: validação do ICREF e diagnóstico organizacional
Resumo

Atualmente, as empresas se deparam com a necessidade de manter vinculados seus funcionários “talentos” e, para tanto, criam estratégias como forma de retenção. Isso pode ser feito através da utilização do sistema de recompensas.

Recompensas organizacionais são haveres desejáveis aos funcionários oferecidos em troca de seu trabalho. Portanto, o gerenciamento do sistema de recompensas é um componente importante nas organizações. Assim, infere-se que os funcionários que possuem características e competências compatíveis com a cultura e objetivos da empresa seriam alvos da distribuição estratégica de recompensas, com o intuito de mantê-los vinculados.

Então, a partir da atual pesquisa, foi criado o ICREF (Identificação de Critérios de Recompensa de Funcionários), um instrumento que busca inferir que tipo de funcionário as empresas reconhecem como talento a partir de critérios utilizados para a distribuição de recompensas. Com a pesquisa, objetivou-se: a) construir e validar o instrumento; b) conhecer melhor a forma como as organizações brasileiras usam os seus sistemas de recompensa.

Foram coletadas 275 respostas aptas para análise. Foi notado que a produtividade é a competência mais valorizada nas organizações, enquanto as conquistas pessoais dos funcionários compõem a competência menos valorizada. A categoria Condições de Trabalho foi identificada como contendo as recompensas mais frequentemente distribuídas, e a categoria menos utilizada foi a Compensação Justa e Adequada, indicando a possibilidade de que recompensas financeiras não podem ser oferecidas de maneira individual, em razão da estrutura de cargos e salários organizacionais.

Observa-se que resultados relevantes já foram produzidos por meio da primeira aplicação do ICREF. Com a continuação da pesquisa, será possível concluir a sua validação psicométrica e estabelecer a versão final. Assim, o ICREF poderá ser utilizado por organizações e por pesquisadores em investigações sobre estratégias organizacionais.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226502
Palavras-chave
Gestão de carreiras, recompensas em organizações, gestão de talentos, retenção de pessoas, gestão de pessoas
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br