Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
RAQUEL DE BARROS PINTO MIGUEL
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
NUGEMS
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia
Titulo
Psicologia online: novos cenários de atuação
Resumo

Devido à popularidade das redes sociais, são vários os profissionais que as têm utilizado como espaço para a divulgação de seus trabalhos, bem como para a oferta de serviços on-line, entre eles, os psicólogos. Devido à pandemia de COVID-19, notou-se um aumento expressivo de publicações nas redes sociais e de oferta de serviços on-line na área da Psicologia. Diante de tal contexto, a presente pesquisa buscou compreender como psicólogos têm se apropriado do meio digital para fins profissionais. Para tanto, foram analisados, com base na Análise de discurso (M. Pechêux), 40 perfis profissionais de psicólogos na rede social Instagram, escolhidos aleatoriamente, sendo todos de acesso público. Mesmo podendo classificar todos os perfis analisados como profissionais, foi possível identificar que a maioria mesclava conteúdo profissional com pessoal. Cabe ressaltar que o período da pandemia ocasionou mudanças significativas em muitos perfis, como o esforço em criar uma identidade visual para seus posts, o que pode explicitar que psicólogos têm se apropriado da linguagem do Instagram. Quanto aos temas dos posts, notamos uma tendência em abordar assuntos relacionados à saúde mental com destaque à ansiedade e à depressão. Inteligência emocional e relacionamentos afetivos também foram frequentes. Vale destacar que na maioria das publicações não há reflexões profundas ou críticas sobre os temas, sendo que muitas vezes o conteúdo é abordado de forma rasa. Por fim, além de discutir sobre processos de mercantilização e de democratização envolvidos no uso profissional de perfis em redes sociais, destacamos a relevância em tecer reflexões sobre a importância de que tais espaços sejam habitados de forma ética. Para tanto, faz-se urgente a discussão, tanto nos cursos de graduação, quanto em formações continuadas, dos possíveis usos do meio digital por parte de profissionais da Psicologia, visando a construção de uma prática comprometida com preceitos democráticos, igualitários e éticos.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226732
Palavras-chave
mídia, mídia digital, psicologia, atendimento online, subjetividade
Colaboradores

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