Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | AF |
Orientador | IONE RIBEIRO VALLE |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Outras Sociologias Específicas |
Titulo | Plano de atividades |
Resumo | Neste subprojeto procuramos dar continuidade as análises feitas das percepções de uma amostra de professores aposentados da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina sobre o Sucesso e o Fracasso escolar. Para este fim, tivemos como base os resultados desse subprojeto feito entre agosto de 2019 até 2020, que contou com uma ampla documentação vinda do projeto-matriz, intitulado: “Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina”. A documentação citada tem 894 questionários, tendo a intenção de identificar as concepções de sucesso e fracasso escolar e a centralidade do mérito escolar, tentando entender como a meritocracia se configura e como se reflete nas percepções de professores aposentados. Nessa documentação foram registrados 3213 aspectos, que permitiu compor 102 categorias e 16 subgrupos. Uma longa análise dos subgrupos revelou que as expectativas dos docentes sobre o sucesso e fracasso escolar apontaram os sujeitos como responsáveis (em especial a Família, Professores e Alunos) e que apenas uma minoria responsabilizava o Estado de alguma forma |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226475 |
Palavras-chave | Meritocracia escolar, sucesso escolar, fracasso escolar, educação pública, professores aposentados |
Colaboradores |