Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | ALEXANDRE MIKOWSKI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
Laboratório | LabMAD - Laboratório de Modelagem e Análise de Dados |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Modelagem da Dinâmica Longitudinal Ferroviária e Metroviária |
Resumo | Desenvolvendo-se os conceitos relacionados à dinâmica longitudinal ferroviária e metroviária, a pesquisa bibliográfica e documental pode ser utilizada para revisar e aprofundar o conhecimento sobre as forças relacionadas ao movimento. Partindo da consideração de uma locomotiva como um corpo rígido e desconsiderando o acoplamento entre diferentes veículos, por meio da pesquisa explicativa as referentes forças de resistência ao movimento, assim como o esforço trator e a aceleração são definidos. Ao serem relacionados por meio da Segunda Lei de Newton, pode-se compreender em diferentes cenários o comportamento dinâmico do veículo ferroviário e/ou metroviário em função da velocidade. A equação do movimento resultante quando aplicada a condições reais de operação, simula o comportamento dinâmico da locomotiva e permite o estudo das melhores relações de tração e resistências para a operação. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227385 |
Palavras-chave | Dinâmica Longitudinal, Esforço trator, Resistência ao movimento |
Colaboradores |