| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | ALEXANDRE MIKOWSKI |
| Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
| Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
| Laboratório | LabMAD - Laboratório de Modelagem e Análise de Dados |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
| Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
| Titulo | Modelagem da Dinâmica Longitudinal Ferroviária e Metroviária |
Resumo | Desenvolvendo-se os conceitos relacionados à dinâmica longitudinal ferroviária e metroviária, a pesquisa bibliográfica e documental pode ser utilizada para revisar e aprofundar o conhecimento sobre as forças relacionadas ao movimento. Partindo da consideração de uma locomotiva como um corpo rígido e desconsiderando o acoplamento entre diferentes veículos, por meio da pesquisa explicativa as referentes forças de resistência ao movimento, assim como o esforço trator e a aceleração são definidos. Ao serem relacionados por meio da Segunda Lei de Newton, pode-se compreender em diferentes cenários o comportamento dinâmico do veículo ferroviário e/ou metroviário em função da velocidade. A equação do movimento resultante quando aplicada a condições reais de operação, simula o comportamento dinâmico da locomotiva e permite o estudo das melhores relações de tração e resistências para a operação. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227385 |
| Palavras-chave | Dinâmica Longitudinal, Esforço trator, Resistência ao movimento |
| Colaboradores |
