Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
ALEXANDRE MIKOWSKI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
LabMAD - Laboratório de Modelagem e Análise de Dados
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Modelagem da Dinâmica Longitudinal Ferroviária e Metroviária
Resumo

Desenvolvendo-se os conceitos relacionados à dinâmica longitudinal ferroviária e metroviária, a pesquisa bibliográfica e documental pode ser utilizada para revisar e aprofundar o conhecimento sobre as forças relacionadas ao movimento. Partindo da consideração de uma locomotiva como um corpo rígido e desconsiderando o acoplamento entre diferentes veículos, por meio da pesquisa explicativa as referentes forças de resistência ao movimento, assim como o esforço trator e a aceleração são definidos. Ao serem relacionados por meio da Segunda Lei de Newton, pode-se compreender em diferentes cenários o comportamento dinâmico do veículo ferroviário e/ou metroviário em função da velocidade. A equação do movimento resultante quando aplicada a condições reais de operação, simula o comportamento dinâmico da locomotiva e permite o estudo das melhores relações de tração e resistências para a operação.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227385
Palavras-chave
Dinâmica Longitudinal, Esforço trator, Resistência ao movimento
Colaboradores

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