Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
SIMONE MEISTER SOMMER BILESSIMO
Depto
COORDENADORIA ESPECIAL INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO / CIT/CTS/ARA
Centro
CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Ciência da Computação
Titulo
Plano de Atividades - Projeto Comunidade de Práticas
Resumo

O projeto Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR está inserido no contexto do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu) do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Tal programa é apoiado em recursos educacionais e hardware abertos, software livre e laboratórios virtuais e remotos. O VISIR Open Lab (Virtual Instrument Systems In Reality) é um laboratório remoto de arquitetura aberta, dedicado a experimentação com circuitos elétricos e eletrônicos. Este permite a realização de experiências remotamente e em tempo real, com componentes e equipamentos de teste e medição reais, com os quais é possível interagir via painéis frontais virtuais, disponibilizados no computador do utilizador. O objetivo deste projeto era propor uma Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR. A plataforma Labs4STEAM foi desenvolvida com o uso do Dokuwiki, um software wiki open source. Este ambiente virtual colaborativo está disponível em inglês, português e espanhol. A plataforma encontra-se em operação e pretende-se intensificar sua divulgação, a qual foi iniciada no evento internacional 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Atualmente, esta conta com planos que vão além da utilização do VISIR. A avaliação da Labs4STEAM por docentes está em fase de conclusão. Percebe-se que os laboratórios remotos já eram uma tendência antes da Pandemia do Covid-19 e, a partir deste momento, em que o ensino mundial tem estipulado atividades pedagógicas não presenciais, seja pelo ensino remoto, seja pelo modelo híbrido, devem ser utilizados com maior frequência, principalmente para possibilitar a execução de práticas. Assim, plataformas como a Labs4STEAM são muito úteis, proporcionando um espaço colaborativo visando o compartilhamento de experiências docentes para disciplinas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227491
Palavras-chave
VISIR, Comunidade de Práticas, Laboratrios Virtuais e Remotos
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br