Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | BERENICE SANTOS GONCALVES |
Depto | DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Programação Visual |
Titulo | O livro digital acessível e bilíngue direcionado ao público surdo: um framework para o processo de design |
Resumo | O presente documento apresenta o relatório PIBIC 2020-2021, cujo plano de trabalho intitula-se: “Desenvolvimento e aplicação do framework no design de um recurso educacional digital bilíngue”. A problemática da pesquisa se estabelece a partir do universo dos recursos educacionais digitais (REDs) direcionados ao público surdo.Os referidos recursos, dentre eles destaca-se os livros digitais, são criados com o objetivo de apoiar a aprendizagem.Para estudantes surdos, os referidos recursos e mídias digitais podem contribuir para uma melhor comunicação e maior acesso a informações. No contexto de aprendizagem do surdo, a língua de sinais está em primeiro plano. A partir da aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é que se garante a aquisição da leitura e escrita da língua portuguesa (QUADROS, 2008). Além disso, a língua de sinais reforça o sentido histórico e cultural constituído pelos integrantes da comunidade surda (CAMPELLO, 2008). Contudo, considerando a inserção do surdo na sociedade como um todo, a Libras e o Português possuem relevância e permeiam a vida dos surdos. Destaca-se que é um desafio contemplá-las simultaneamente em um recurso educacional considerando uma linguagem gráfico-visual que auxilie os sinais e o texto em português, sem sobrecarregar o leitor-usuário. Portanto, para uma boa comunicação bilíngue é necessário adequar as práticas de design para a constituição de um cenário favorável ao surdo, levando em conta a estética, coerência, legibilidade e compreensão na transmissão de informação, priorizando a satisfação do usuário surdo e suas especificidades socioculturais (VIEIRA,2019). A partir do exposto, esta pesquisa teve por objetivo propor um framework para o design de recursos educacionais bilingues, especificamente em formato de livros digitais. Para tanto, a partir da revisão de literatura, e do levantamento de diretrizes de projeto, foi desenvolvido e avaliado o protótipo de um livro bilíngue (Libras/Português). |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226527 |
Palavras-chave | Publicação digital, livro digital, bilinguismo, recurso educacional digital, acessibilidade, cultura surda |
Colaboradores |