Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
LUCIA SCHNEIDER HARDT
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Operar com a Pedagogia de Nietzsche por meio da noção de agon.
Resumo

Projeto: INSTITUIÇÕES AGONÍSTICAS E O DESAFIO DO CULTIVO DE SI

Resumo: O projeto teve como propósito investigar em que medida a perspectiva acerca do agon em Nietzsche pode qualificar a vida nas instituições educacionais, especialmente por meio do “cultivo de si”. A investigação pretendeu fazer avançar a reflexão teórica para destacar a conexão entre agonismo e criação de novos valores nas instituições. Elas mesmas devem ser agonísticas, suportar os conflitos em sua intensidade máxima, o que implica suportar os desafios, a diferença e singularidade de posições, para evitar a violência e fazer da disputa um valor em si que busca a excelência e afirmação da vida nas instituições.

 

Bolsista/PIBIC: Ana Carolina Schwarzbold

Orientadora PIBIC: Professora Drª Lúcia Schneider Hardt

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228357
Palavras-chave
Agonismo, Disputa, Nietzsche, Cultivo de Si
Colaboradores

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