Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | LUCIA SCHNEIDER HARDT |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Operar com a Pedagogia de Nietzsche por meio da noção de agon. |
Resumo | Projeto: INSTITUIÇÕES AGONÍSTICAS E O DESAFIO DO CULTIVO DE SI Resumo: O projeto teve como propósito investigar em que medida a perspectiva acerca do agon em Nietzsche pode qualificar a vida nas instituições educacionais, especialmente por meio do “cultivo de si”. A investigação pretendeu fazer avançar a reflexão teórica para destacar a conexão entre agonismo e criação de novos valores nas instituições. Elas mesmas devem ser agonísticas, suportar os conflitos em sua intensidade máxima, o que implica suportar os desafios, a diferença e singularidade de posições, para evitar a violência e fazer da disputa um valor em si que busca a excelência e afirmação da vida nas instituições.
Bolsista/PIBIC: Ana Carolina Schwarzbold Orientadora PIBIC: Professora Drª Lúcia Schneider Hardt
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228357 |
Palavras-chave | Agonismo, Disputa, Nietzsche, Cultivo de Si |
Colaboradores |