Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | GRAZIELLA SOUZA DOS SANTOS |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Plano de atividades do Bolsista: Políticas e práticas curriculares nos municípios que compõem a região imediata de Florianópolis: Uma análise sobre a (re)construção dos documentos curriculares |
Resumo | O objetivo da pesquisa é mapear e analisar os modos pelos quais as redes municipais da região imediata de Florianópolis estão organizando suas políticas e documentos curriculares, assim como identificar possíveis relações com as propostas no âmbito estadual e/ou na esfera nacional. O currículo é território, constantemente sendo disputado por diferentes concepções do que é um saber válido. Portanto, examinar sua construção é também tensionar o debate. O estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa dado que se propõe a compreender o fenômeno em seu contexto. A pesquisa está em andamento, por isso a apresentação de dados obtidos, é parcial. Dos 7 municípios que participaram, 6 afirmam que possuem documento orientador próprio, porém dois não enviaram e não foram localizados; No que diz respeito à construção dos documentos locais, a maior parte dos municípios afirmam que contaram com a participação dos professores e servidores, ligados à gestão e direção, na elaboração. Atualmente a pesquisa está em fase de análise dos documentos e cruzamento de informações com questionário e entrevista, sendo que já foi possível estudar o caso de dois municípios mais profundamente: São José, onde a análise apontou para a realização de um trabalho com caráter participativo, elaborado durante a formação continuada das professoras(es) da rede. O documento traz diferentes abordagens e profundidades no tratamento das disciplinas e temas transversais, como regionalidades e diversidades, e sinaliza seu alinhamento com a BNCC. O município de Santo Amaro não possui documento curricular e as respostas no questionário apontam para um quadro pequeno de servidores e um debate curricular ainda bastante inicial. A rede municipal orienta o uso de documentos nacionais e estaduais para nortear os conteúdos. A presença de um documento curricular local é importante para contemplar questões ligadas à particularidades da cultura, o que promove senso de pertencimento e postura cidadã ativa
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227431 |
Palavras-chave | Base Nacional Comum Curricular, Políticas Curriculares, Práticas curriculares, Currículo |
Colaboradores |