Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
GRAZIELLA SOUZA DOS SANTOS
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Plano de atividades do Bolsista: Políticas e práticas curriculares nos municípios que compõem a região imediata de Florianópolis: Uma análise sobre a (re)construção dos documentos curriculares
Resumo

O objetivo da pesquisa é mapear e analisar os modos pelos quais as redes municipais da região imediata de Florianópolis estão organizando suas políticas e documentos curriculares, assim como identificar possíveis relações com as propostas no âmbito estadual e/ou na esfera nacional. O currículo é território, constantemente sendo disputado por diferentes concepções do que é um saber válido. Portanto, examinar sua construção é também tensionar o debate.

O estudo se caracteriza por uma pesquisa qualitativa dado que se propõe a compreender o fenômeno em seu contexto. A pesquisa está em andamento, por isso a apresentação de dados obtidos, é parcial.

Dos 7 municípios que participaram, 6 afirmam que possuem documento orientador próprio, porém dois não enviaram e não foram localizados; No que diz respeito à construção dos documentos locais, a maior parte dos municípios afirmam que contaram com a participação dos professores e servidores, ligados à gestão e direção, na elaboração.

Atualmente a pesquisa está em fase de análise dos documentos e cruzamento de informações com questionário e entrevista, sendo que já foi possível estudar o caso de dois municípios mais profundamente: São José, onde a análise apontou para a realização de um trabalho com caráter  participativo, elaborado durante a formação continuada das professoras(es) da rede. O documento traz diferentes abordagens e profundidades no tratamento das disciplinas e temas transversais, como regionalidades e diversidades, e sinaliza seu alinhamento com a BNCC.

O município de Santo Amaro não possui documento curricular e as respostas no questionário apontam para um quadro pequeno de servidores e um debate curricular ainda bastante inicial. A rede municipal orienta o uso de documentos nacionais e estaduais para nortear os conteúdos.

A presença de um documento curricular local é importante para contemplar questões ligadas à particularidades da cultura, o que promove senso de pertencimento e postura cidadã ativa

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227431
Palavras-chave
Base Nacional Comum Curricular, Políticas Curriculares, Práticas curriculares, Currículo
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br