Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | PATRICIA PETERLE FIGUEIREDO SANTURBANO |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Línguas Estrangeiras Modernas |
Titulo | O franco cacciatore e a questão da reversibilidade |
Resumo | Esta pesquisa teve por objetivo explorar com mais vigor as inoperosidades, de potência e de potência-de-não, que surgem no espaço poético caproniano - na linguagem, no ritmo, nas figuras utilizadas - e como os elementos da poesia de Caproni traçam diálogos filosóficos com autores do século XX, como o francês Maurice Blanchot e a ideia da “morte da distinção”. Para isso, foi necessário destrinchar minuciosamente alguns poemas selecionados do livro Il franco cacciatore (1982), primeiro livro do que os críticos consideram sua trilogia fina. Nesta obra, Caproni debruça-se sobre a linguagem na busca de “uma coisa” não identificada, adentrando às explorações metafísicas - dos sentidos, sensoriais e abstratas - que culminam em uma viagem pela consciência e a solidão na ausência de uma figura divina. Juntamente com os textos teóricos e poéticos, foi possível compreender na poesia do escritor um ideal poético que enxerga a língua como uma forma de mediação, que muitas vezes falha em exprimir uma essência concreta. Neste sentido, a poesia torna-se laboratório de experimentação, no qual a linguagem está constantemente se transformando, (re)criando-se como forma. |
Link do Video | repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227344 |
Palavras-chave | Giorgio Caproni, poesia, literatura italiana, novecento |
Colaboradores |