Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
SULIANI ROVER
Depto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / CCN/CSE
Centro
CENTRO SOCIOECONÔMICO
Laboratório
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227492
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas
Sub-área do Conhecimento
Ciências Contábeis
Titulo
Qualidade da informação contábil: uma análise da relevância de provisões e passivos contingentes de empresas brasileiras de capital aberto
Resumo

A abrangência que envolve as provisões e passivos contingentes é extensa e seus valores tendem a ser bastante significativos. Devido a isso, torna-se interessante conhecer em que extensão essas informações alteram a percepção de investidores frente às companhias e suas expectativas de crescimento. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relevância de provisões e dos passivos contingentes de empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3). Para atingir o objetivo foram analisados os processos relevantes divulgados no Formulário de Referência no período de 2010 a 2019. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa. Foi utilizada regressão com dados em painel,​ através do Modelo de Ohlson (1995), adaptado por Collins et al. (1997).​ O valor médio das provisões foi de R$ 153 milhões distribuído nos 3.704 processos. Já o valor médio dos passivos contingentes, foi de R$ 3 bilhões, nos 7.126 processos. O ano de 2017 se destacou referente ao valor de provisões, os processos apresentaram um montante de R$ 5,5 bilhões. Os resultados sugeriram que o coeficiente das provisões foi significativo, ou seja, relevante. Já o coeficiente das contingências não foi significativo. Concluiu-se que quanto maior o valor de provisões, menor o preço das ações. Logo, informações sobre provisões são relevantes para o mercado de capitais, porém afetam negativamente o preço das ações das empresas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227492
Palavras-chave
provisões e passivos contingentes, qualidade da informação contábil, relevância, empresas brasileiras
Colaboradores

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