Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBITI/UFSC |
Orientador | JUAREZ BENTO DA SILVA |
Depto | COORDENADORIA ESPECIAL INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO / CIT/CTS/ARA |
Centro | CENTRO CIÊNCIAS,TECNOLOGIAS E SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Sistemas de Computação |
Titulo | Aplicação e validação de framework para integração de tecnologias digitais na Educação Básica, inspirado na cultura maker |
Resumo | O projeto de aplicação e validação de framework para integração de tecnologias digitais na Educação Básica origina-se no Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu), desenvolvido desde 2008, pelo Grupo de Pesquisas Laboratório de Experimentação Remota RExLab. E destina-se a incentivar adolescentes, cursando a Educação Básica, a darem continuidade ao seu fluxo escolar e motivarem-se pelas áreas STEAM (Technology, Engineering, Arts e Mathematics) em suas trajetórias acadêmicas. Os resultados esperados na pesquisa relacionam-se a formação de recursos humanos, produção de conhecimento e inovação educacional. Em relação à formação de recursos humanos espera-se com a pesquisa proposta contribuir para a formação de professores em relação a tecnologia na educação, com isso buscar despertar maior interesse por parte dos alunos, e obter melhorias em seu aprendizado a partir de metodologias de ensino apoiadas no uso de tecnologias digitais. Em relação aos alunos criar oportunidades de ensino e de aprendizagem e estender a sala de aula, através dos laboratórios remotos, para apoiar as atividades práticas e dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Desses resultados esperados grandes passos já foram dados. A principal atividade desenvolvida até o momento foi o uso de lives no canal do Youtube do RExLab, e os cursos online presentes na plataforma IntecEdu. Ao total foram realizadas 10 lives entre os meses de maio e agosto de 2021, e lançados 10 cursos nesse mesmo período. Deve-se destacar também o uso da plataforma Lab4STEAM, que é um ambiente virtual colaborativo para compartilhamento de experiências docentes para disciplinas STEAM, desenvolvido também pela equipe RExLab. Por se tratar de um projeto com previsão de 2 anos, ainda há muito o que se fazer, e portando o projeto não está completo. Contudo já pode-se perceber seu potencial com as atividades iniciais, devido a participação e engajamento do público docente nas atividades desenvolvidas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227482 |
Palavras-chave | laboratorios remotos, tecnologia educacional, open source, hardware, software |
Colaboradores |