Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MATEUS GRELLERT DA SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA / INE/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
ECL
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Ciência da Computação
Titulo
HaS-CoDeC: Hardware/Software Co-Design para Codificação de Vídeo de Alta Eficiência Usando Algoritmos de Machine Learning
Resumo

O aumento da demanda de serviços de vídeos em tempo real, acentuou a necessidade de comprimir vídeos atualmente. Para isso, a aceleração da codificação através de blocos de hardware, pode ser de grande valia para a contribuir com a evolução dos codificadores de vídeo.

Esta pesquisa propõe arquiteturas de hardware para otimização da codificação de vídeo em tempo real, uma vez que soluções apenas em software, não são possíveis para aplicação em tempo real de codificadores de vídeo altamente eficientes. Para tal desenvolveu-se diferentes arquiteturas em hardware para aplicação de algoritmos de IA para acelerar a codificação de vídeo em tempo real. A arquitetura proposta foi sintetizada para uma FPGA Cyclone IV a qual permite uma rede neural de alta complexidade de até 1900 neurônios.

A continuação da pesquisa prevê a construção de redes neurais inteiras em hardware para acelerar na codificação de vídeo do AV1. O plano de atividades teve de ser alterado devido à pandemia do corona vírus e a dificuldade de se avançar sem um acompanhamento presencial. As etapas 4,5,6 e 7 (descritas no documento "Arquiteturas Dedicadas para Otimização Computacionalem Sistemas de Hardware/Software Co-Design") não foram concluídas, de forma que o relatório final será em cima dos resultados obtidos até o momento, porém a pesquisa terá continuidade após a escrita do relatório final.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226508
Palavras-chave
compressao de video, aprendizado de maquina, aceleradores dedicados
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br