Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | PATRICIA PETERLE FIGUEIREDO SANTURBANO |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS / LLE/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Literatura Comparada |
Titulo | O conte de Kenvenhuller e a morte da distinção |
Resumo | Giorgio Caproni é considerado um dos grandes nomes da poesia italiana do século XX. Suaobra começa em meados dos anos 30 e termina já no final dos anos 80 do mesmo século, oque demonstra uma grande margem de representação histórica. O objeto principal dessapesquisa foi o livro “Il Conte di Kevenhüller” de Caproni, lançado em 1986, sendo esta suaúltima publicação em vida. O estudo foi possível graças aos poemas selecionados etraduzidos por Aurora Fornoni Bernardini no seu livro “A coisa perdida: Agambem comentaCaproni”, publicado pela Editora UFSC em 2011 e também tivemos acesso à obra integral dopoeta Giorgio Caproni, em volume publicado na Itália em 1998, pela editora Mondadori. Em‘O Conde de Kevenüller’ a dinâmica gira em torno da caça à Besta fera, que foi explicitadapelo próprio Caproni como sendo a representação do mal em suas diferentes formas emetamorfoses. A ideia de se debruçar sobre esta obra se baseia na investigação da atmosferacriada pelo poeta, através dos poemas, de um lugar onde o instinto animal persevera efunciona como fio condutor da percepção humana. O livro carrega essa interação/tensão entrecaça e caçador, presa e predador, sendo norteado pelo conceito de impropriedade e por aquiloque o poeta configurou como “a morte da distinção”. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227502 |
Palavras-chave | Giorgio Caproni, poesia, presa |
Colaboradores |