Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
CAIO CESAR FRANÇA MAGNOTTI
Depto
DEPARTAMENTO DE AQUICULTURA / AQI/CCA
Centro
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS
Laboratório
Laboratorio de Peixes Marinhos UFSC
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Agrárias
Sub-área do Conhecimento
Aqüicultura
Titulo
Acompanhamento dos lotes de tainha e verificação da porcentagem de feminização
Resumo

As tainhas são peixes que pertencem à família Mugilidae que se encontram em todo o mundo em águas temperadas e tropicais costeiras, algumas espécies também se encontram em água doce (THOMSON 1984; NELSON 2006). Tem servido como uma importante fonte de proteína para consumo humano em toda sua área de distribuição (NASH, SHEHADEH 1980).

Durante os últimos anos, a densidade encontrada no meio natural tem diminuído (MPA/MMA, 2015; SANT-ANA, KINAS., 2015), principalmente devido à mudanças climáticas e em menor medida a sobreexploração (SANT-ANA, KINAS., 2015).

O objetivo do trabalho é produzir lotes monosexo femininos de tainha (Mugil liza), através da manipulação da temperatura da água e de banhos de imersão com hormônio 17β-estradiol na larvicultura e da adição do hormônio feminizante na dieta de juvenis. No experimento com a temperatura, as larvas foram submetidas ao cultivo em 5 tratamentos (20, 23, 26, 29 e 32 °C) a partir da sua eclosão até idade de 35 dias (quando se completa a transição alimentar). No experimento com hormônio, as larvas após a eclosão e ao 10° DAE sforam submetidas a banhos de imersão na concentração de 2, 4 e 6  mg de 17β-estradiol durante 24 horas e no experimento com dieta será fornecido aos peixes (a partir de 35 dias após a eclosão), ração comercial 0,8 mm (45% proteína bruta, 9% lipídio), contendo diferentes concentrações de hormônio: 60, 80, 100, 120 e 140 mg de 17β-estradiol por kg de ração, durante 45 dias. Em todos os experimentos, o desenvolvimento de cada indivíduo será realizado através de biometrias trimestrais até o período de maturação gonadal de machos e fêmeas (12 a 24 meses). Macroscopicamente, apresentou-se animais com gonadas sexuais masculinas e femininas. Tambem houve individuos com gonadas masculinas anomalas e gonadas intersexuais. A analise histopatologica investigará se há presenca de celulas femininas nas gonadas masculinas. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227640
Palavras-chave
Reprodução, Piscicultura marinha, inversão sexual, mugilidae, larvicultura
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br