Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
DANIEL DO NASCIMENTO E SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Lingüística Aplicada
Titulo
Foco na cobertura midiática da militarização de favelas e entrevistas
Resumo

O presente relatório tem como objetivo descrever os resultados da pesquisa de iniciação científica intitulada ‘Escalas sociolinguísticas horizontais e a escala da violência: Uma perspectiva aplicada nos estudos da linguagem, vinculada ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas – UFSC, com orientação do Prof. Dr. Daniel Silva Nascimento.

Para dar início ao processo da pesquisa, o professor enviou algumas revisões bibliográficas, para um melhor aprofundamento teórico a respeito desse tema, incluindo também alguns vídeos, com aulas e entrevistas que foram transcritas, dando origem a todo o material usado para a pesquisa.

A leitura se deu por dois materiais: a tese “Pragmática da violência: o Nordeste na mídia brasileira” (SILVA, 2012) e o livro “Nó em Pingo d’água: Sobrevivência, cultura e linguagem” (LOPES; FACINA; SILVA; 2019).

Os vídeos transcritos aconteceram no Complexo do Alemão, um em uma entrevista onde o funkeiro Mc Calazans deu o seu depoimento, apresentando suas experiências de vida e resistência no morro. A entrevista foi gravada pelo instituto Raízes em Movimento, que é um grupo formado por jovens, universitários, moradores ou pessoas envolvidas em projetos sociais na região.

O segundo vídeo foi o 2º Encontro do projeto Faveladoc, onde o professor Alan Brun conta a história do surgimento do Complexo do Alemão e de como o lugar se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro.

Após ler esses dois textos e assistir os vídeos, foi possível ter conhecimento do conceito de pragmática da violência, analisando a construção do estereótipo do nordestino pela mídia do sudeste e entendendo a questão da cultura de resistência através da esperança.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227434
Palavras-chave
escalas, indexicalidade, favela, etnografia, pragmática, antropologia linguística
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br