Número do Painel
Autor
Instituição
Colégio de Aplicação
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
RENATA GOMES CAMARGO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Lingüística
Titulo
Terapia e Educação mediada com cães: experiências e pesquisas de intervenções não presenciais.
Resumo

A Cinoterapia é uma das formas de Intervenções Assistidas por Animais (IAA), a qual é desenvolvida como Terapia Assistida por animais e Educação Assistida por animais com a mediação de cães, ambas têm por base a relação estabelecida entre humano e animal, mas distinguem-se na intencionalidade das práticas, com caráter terapêutico e pedagógico, respectivamente (CHELINI, 2016). Durante o isolamento causado pela pandemia de Covid-19, as atividades do projeto ‘Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia’ do CA/UFSC, que tem como público-alvo estudantes com alterações de linguagem verbal, ao qual relaciona-se este subprojeto do PIBIC-EM, passaram a ser desenvolvidas na modalidade não presencial e algumas dinâmicas de trabalho passaram por adaptações ao modelo não remoto. Portanto, o objetivo deste subprojeto “Terapia e Educação mediada com cães: experiências e pesquisas de intervenções não presenciais” é pesquisar essa readequação e suas consequências, além de estudar aspectos acerca do melhoramento, em questão de padronização, do canal midiático utilizado como objeto de estudo e divulgação do projeto Cinoterapia, assim, dando continuidade aos avanços conquistados em tal plataforma, o Instagram, permanecendo, mesmo após o retorno às atividades presenciais, como importante ferramenta digital que auxilia na realização e compartilhamento de atividades e pesquisas realizadas pelo grupo (PÉREZ GÓMEZ, 2015; SANTAELLA, 2013). A página @cinoterapiaufsc foi criada partindo da  necessidade de aproximar e ampliar a comunicação do projeto com a comunidade, visando ainda a sua consolidação como portal de ampla divulgação de conteúdo científico e experiências acadêmicas. Sendo assim, tem-se a responsabilidade na produção desse conhecimento de forma padronizada, sistemática, resumida e consequentemente atrativa, a fim de atingir às pessoas que o acessam, é fundamental para a sua efetiva compreensão e, consequentemente, democratização.

 

Link do Videohttps://youtu.be/EpEB1ZZhk1o
Palavras-chave
Iniciação científica, Educação Assistida por Animais, Cinoterapia, Redes sociais, Divulgação científica
ColaboradoresJoana Laís Poletto

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