Número do Painel
Autor
Instituição
Colégio de Aplicação da UFSC
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
MATHEUS EDUARDO RODRIGUES MARTINS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Relações de gênero e diversidade sexual na Educação Básica brasileira: um estudo do estado da arte (2012-2022)
Resumo

Nesta pesquisa, se criam ideias e teorias sobre como são as ideias atuais sobre gênero e sexualidade no Brasil, e mais especificamente, nas escolas brasileiras nos últimos dez anos e quais foram as influências e desafios prestados ao longo desse tempo. Também são feitas comparações com o próprio Colégio de Aplicação da UFSC, e como as autoridades escolares lidam com essas questões. Esta pesquisa ainda é um projeto em andamento, atualmente com quatro meses de trabalho, e portanto não contém um número vasto de dados.

A pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica entre os anos de 2012 e 2022 nas áreas de Artes Visuais, Ciências Sociais, Enfermagem, Linguagens, Psicologia e Serviço Social sobre as relações de gênero e diversidade sexual e sua atuação e propósito dentro da educação, tendo como área em específico a Educação Básica brasileira. Para que os autores da pesquisa se familiarizassem melhor com o tema estudado, foi feita uma leitura de textos teóricos sobre ciência e gênero, e após isso, foram feitas pesquisas em sites jornalísticos, livros e debates, e por fim, pesquisas em bases de dados.

Em relação aos objetivos específicos, será feito um mapeamento de temáticas relacionadas às áreas de pesquisa, uma sistematização e uma análise crítica dessas temáticas em relação ao contexto escolar e quais são os pontos em comum e as singularidades de cada área.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250602
Palavras-chave
Escola, Gênero, Diversidade sexual, Estado da arte
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br