| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | Pibic EM |
| Orientador | MARISTELA CAMPOS |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
| Sub-área do Conhecimento | Música |
| Titulo | Formas transitórias de uma poética dispórica: samba |
Resumo | O presente trabalho é uma breve introdução à história do samba e sua poética na diáspora africana no Brasil e como ele se tornou uma forma de se expressar a resistência de um povo marginalizado. Para a realização do trabalho, foram utilizadas, como principais fontes, obras seminais sobre a música afrodescendente, revisão bibliográfica específica sobre o samba, biografias de alguns nomes famosos no gênero, análise de letras, além de alguns textos sobre o tema disponibilizados em sites de pesquisa acadêmica. A partir da pesquisa, conclui-se que o samba tem raízes na cultura africana e que não é apenas um estilo musical de entretenimento, mas uma forma de se contar uma história que não é abordada nos livros. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250892 |
| Palavras-chave | diáspora, música, poética, samba |
| Colaboradores |
