Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Santa Catarina |
Tipo de Bolsa | Pibic EM |
Orientador | TIARLES MIRLEI PIAIA |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia do Produto |
Titulo | LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
Resumo | Este relatório descreve o projeto “LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar”, que neste momento teve como objetivo desenvolver um jogo acessível, educativo e ergonômico, envolvendo a criação de protótipos de carrinhos automatizados e um tabuleiro labiríntico. A fim de fornecer uma experiência de programação interativa e inclusiva para participantes com diferentes tipos de conhecimentos, realidades e vivências, por meio de Tecnologia Assistiva (TA). De acordo com Bersh (2017), a Tecnologia Assistiva é compreendida como um material que torna possível a ampliação da habilidade funcional que a pessoa necessita de mais suporte para realizar ou promover a realização da função que a pessoa não consegue executar, seja por conta do envelhecimento ou até mesmo porque é uma pessoa com deficiência e isso fez com que não fosse possível realizar algumas tarefas do cotidiano da mesma forma que uma pessoa sem deficiência faria. Pensando em criar ferramentas que incluam e também facilitem a vivência escolar de pessoas com deficiência (PCDs). A metodologia utilizada perpassa a pesquisa bibliográfica, com enfoque no que será produzido, além de pesquisa documental sobre projetos já realizados e efetivados com o público-alvo do projeto, pensando também na pesquisa a respeito da impressão em 3D - que será utilizada na produção do recurso de Tecnologia Assistiva (TA). Este documento relatará o processo de planejamento e execução dessa linha de produção, em um projeto que vai além de um único bolsista, mas sim que envolve todos do LABTAE (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia) do Colégio de Aplicação UFSC. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250541 |
Palavras-chave | ergonomia, tecnologia assistiva, acessibilidade, inclusão escolar |
Colaboradores |