Número do Painel
Autor
Instituição
Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
TIARLES MIRLEI PIAIA
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia do Produto
Titulo
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
Resumo

Este relatório descreve o projeto “LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar”, que neste momento teve como objetivo desenvolver um jogo acessível, educativo e ergonômico, envolvendo a criação de protótipos de carrinhos automatizados e um tabuleiro labiríntico. A fim de fornecer uma experiência de programação interativa e inclusiva para participantes com diferentes tipos de conhecimentos, realidades e vivências, por meio de Tecnologia Assistiva (TA). De acordo com Bersh (2017), a Tecnologia Assistiva é compreendida como um material que torna possível a ampliação da habilidade funcional que a pessoa necessita de mais suporte para realizar ou promover a realização da função que a pessoa não consegue executar, seja por conta do envelhecimento ou até mesmo porque é uma pessoa com deficiência e isso fez com que não fosse possível realizar algumas tarefas do cotidiano da mesma forma que uma pessoa sem deficiência faria. Pensando em criar ferramentas que incluam e também facilitem a vivência escolar de pessoas com deficiência (PCDs). A metodologia utilizada perpassa a pesquisa bibliográfica, com enfoque no que será produzido, além de pesquisa documental sobre projetos já realizados e efetivados com o público-alvo do projeto, pensando também na pesquisa a respeito da impressão em 3D - que será utilizada na produção do recurso de Tecnologia Assistiva (TA). Este documento relatará o processo de planejamento e execução dessa linha de produção, em um projeto que vai além de um único bolsista, mas sim que envolve todos do LABTAE (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia) do Colégio de Aplicação UFSC.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250541
Palavras-chave
ergonomia, tecnologia assistiva, acessibilidade, inclusão escolar
Colaboradores

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