Número do Painel
Autor
Instituição
IFSC
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
ALINNE DE LIMA BONETTI
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Antropologia
Titulo
Que nome dar ao banheiro? Aprendendo sobre gênero, sexualidade e antropologia com o projeto sementes.
Resumo

Maria Luiza Santana Juttel Araújo; Mirian Vieira da Silva e Oliver Timm da Silva – bolsistas PIBIC/EM

Prof.a. Dr.a Alinne de Lima Bonetti – orientadora e coordenadora do Projeto (Dep. Ant./PPGAS/UFSC)

Prof.a Adriana Angerami – co-orientadora (PPGAS/UFSC)

Prof.a Dr.a Vivian Bueno Cardoso - supervisora (Daltec/IFSC).

O projeto Sementes: Metodologias antropológico-feministas para o letramento científico, voltado para estudantes do Ensino Médio, possibilitou aprendizados sobre o fazer antropológico em torno dos temas de identidade, subjetividade, gênero, sexualidades e relações étnico-raciais por meio da inserção no NIGS (Núcleo de Identidade, Gênero e Subjetividades)/UFSC. O conjunto de atividades relativas ao projeto envolveu a participação em encontros mensais do Grupo de Estudos do NIGS para debates de textos acadêmicos; aprendizados sobre metodologia de pesquisa como fichamentos dos textos lidos, realização de referências bibliográficas, revisão de literatura e levantamento bibliográfico, além da criação de um Currículo Lattes e a realização de uma pesquisa etnográfica em nossa escola. Como objeto de pesquisa elegemos a temática de banheiros neutros do IFSC, fonte de debates e conflitos no cotidiano da escola no mesmo período do projeto. Para a compreensão do tema escolhido, observamos e analisamos os chamados “banheiros neutros” já existentes dentro do IFSC e realizamos entrevistas com oito pessoas, professores, alunos e servidores, que formam um grupo diverso: homens trans e cis e mulheres cisgênero. Relacionando textos lidos ao longo do projeto sobre o assunto, desenvolvemos análises sobre determinados comportamentos e percepções observados nas entrevistas. Em geral, identificamos que há uma percepção recorrente em torno dos banheiros neutros que os associam a riscos de violência, oriundos de homens, o que faz notar que os modelos de masculinidade precisam ser discutidos. Ademais, os entrevistados possuem opiniões positivas em relação à implementação de um terceiro banheiro. Como um dos resultados do projeto, planejamos formas de impactar a comunidade estudantil da instituição no que diz respeito aos banheiros neutros, com o objetivo de criar uma maior visibilidade para esse assunto tão importante. Para isso, planejamos criar um vínculo com o Grêmio estudantil, juntamente ao Atelier Livre, projeto de extensão artístico, para promover um concurso de placas que pudessem substituir as tradicionais de “feminino” e “masculino nos banheiros, visando integrar os estudantes no assunto de forma criativa. Além disso, buscaremos promover rodas de conversas entre os estudantes do IFSC, em parceria com corpo docente, para apresentar os resultados da pesquisa. 

 

 

 

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250401
Palavras-chave
Banheiro, Gênero, Pibic-Ensino médio.
ColaboradoresAdriana Angerami (PPGAS/UFSC)
Vivian Bueno de Cardoso (Daltec/IFSC)

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