Número do Painel
Autor
Instituição
Colégio de Aplicação - UFSC
Tipo de Bolsa
Pibic EM
Orientador
NADIA KARINA RUHMKE RAMOS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Lingüística Aplicada
Titulo
(Re)construindo identidades como English teachers em uma comunidade de prática emergente no estágio supervisionado em inglês da UFSC: Um olhar sobre as práticas inclusivas presentes nos projetos de ensino dos professores-alunos.
Resumo

Esta pesquisa nos mostra um olhar sobre as práticas inclusivas na abordagem de ensino dos professores-alunos que realizaram seus estágios curriculares obrigatórios de inglês no colégio de aplicação-UFSC ao longo do ano de 2023. Para a análise de dados incluímos os sete relatórios finais de estágio produzidos naquele ano. Além disso, para fundamentar a análise, lemos documentos nacionais e locais sobre inclusão focando nos estudantes neurodivergentes. Também procuramos saber melhor sobre o assunto “o que é neuro divergência?” e “quais direitos essas pessoas têm?”, por exemplo. A Análise teve por objetivo buscar saber melhor se esses alunos são incluídos em sala de aula, se eles têm aulas e atividades adaptadas e como esses professores-alunos adaptam esses materiais. Encontramos também outros casos como quando o próprio professor-aluno é neuro divergente. Por fim, ao ocupar os dois lugares: aluna e pesquisadora-PIBIC, posso afirmar que o conhecimento que desenvolvi e tantas coisas que descobri me mostram um outro lado sobre esses estudantes e me ajudou a me colocar também no lugar dos professores-alunos, em como eles se sentem em sala de aula, o que fazem para se adaptar e para adaptar seus planos a quem precisa.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258908
Palavras-chave
Inclusão, educação especial, adaptação, práticas inclusivas, english teacher, projetos de ensino
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br