Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | Colégio de Aplicação - UFSC |
Tipo de Bolsa | Pibic EM |
Orientador | NADIA KARINA RUHMKE RAMOS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Lingüística Aplicada |
Titulo | (Re)construindo identidades como English teachers em uma comunidade de prática emergente no estágio supervisionado em inglês da UFSC: Um olhar sobre as práticas inclusivas presentes nos projetos de ensino dos professores-alunos. |
Resumo | Esta pesquisa nos mostra um olhar sobre as práticas inclusivas na abordagem de ensino dos professores-alunos que realizaram seus estágios curriculares obrigatórios de inglês no colégio de aplicação-UFSC ao longo do ano de 2023. Para a análise de dados incluímos os sete relatórios finais de estágio produzidos naquele ano. Além disso, para fundamentar a análise, lemos documentos nacionais e locais sobre inclusão focando nos estudantes neurodivergentes. Também procuramos saber melhor sobre o assunto “o que é neuro divergência?” e “quais direitos essas pessoas têm?”, por exemplo. A Análise teve por objetivo buscar saber melhor se esses alunos são incluídos em sala de aula, se eles têm aulas e atividades adaptadas e como esses professores-alunos adaptam esses materiais. Encontramos também outros casos como quando o próprio professor-aluno é neuro divergente. Por fim, ao ocupar os dois lugares: aluna e pesquisadora-PIBIC, posso afirmar que o conhecimento que desenvolvi e tantas coisas que descobri me mostram um outro lado sobre esses estudantes e me ajudou a me colocar também no lugar dos professores-alunos, em como eles se sentem em sala de aula, o que fazem para se adaptar e para adaptar seus planos a quem precisa. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258908 |
Palavras-chave | Inclusão, educação especial, adaptação, práticas inclusivas, english teacher, projetos de ensino |
Colaboradores |