Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | Colégio de Aplicação/UFSC |
Tipo de Bolsa | Pibic EM |
Orientador | RENATA GOMES CAMARGO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Currículo |
Titulo | Práticas pedagógicas e seus desdobramentos no contexto do currículo escolar |
Resumo | Dentro do contexto escolar o currículo mostra-se em diferentes facetas, assim este trabalho tem por objetivo identificar quais as discussões têm sido propostas sobre a temática práticas pedagógicas, relacionadas a educação básica, nas produções científicas brasileiras. Foi realizada uma revisão bibliográfica com base em artigos científicos publicados nos últimos cinco anos na encontrados no Portal de periódicos da CAPES e nas revistas dos Colégios de Aplicação do Brasil. As palavras-chave de busca foram “escolas federais”, “educação básica”, “currículo escolar”, ”prática educativa” e “identidade docente”. Após a leitura dos títulos e respectivos resumos de 105 artigos, foram selecionados 14 artigos que tratam sobre a temática geral do estudo. A categoria apresentada neste texto que embasou a seleção das produções foi “práticas pedagógicas”. Após essa seleção e análise dos artigos, o número final de textos analisados foi de sete. Partiu-se para um detalhamento maior sobre cada um desses sete textos, nos quais foi observado que há uma problematização potente sobre como as práticas pedagógicas do sistema educacional brasileiro estão sendo organizadas e se essas práticas são acessíveis e pensadas para todos. Dessa forma os autores desses artigos, de modo geral, promovem nos seus estudos uma educação mais inclusiva e estimulam fortemente a participação, tanto dos docentes, quanto dos alunos, no desenvolvimento de uma postura ativa, crítica e reflexiva nas suas interações. Além disso, a maioria dos artigos trazem propostas de intervenção e de mudança para práticas pedagógicas já vigentes que se mostram disfuncionais para o contexto atual. Com isso é possível concluir, que é preciso que o currículo escolar também mude e se adapte, de alguma forma, aos diferentes tipos de pessoas que ele terá que contemplar nas escolas. Se é mostrado que nem todo mundo consegue aprender com as práticas que já são propostas é importante que essas se transformem para que os estudantes possam sentir-se incluídos e aprendam de uma forma mais efetiva. Os sete artigos lidos e apresentados, fazem questionamentos e críticas que deveriam ser considerados e estudados mais profundamente no âmbito escolar, para que assim, consiga-se um desempenho elevado para todo e qualquer aluno. Com o trabalho como bolsistas PIBIC-EM conseguimos questionar as práticas pedagógicas dentro do nosso próprio espaço estudantil e discutimos essa e outras temáticas que serviram como um relatório de revisão bibliográfica. Ainda deu-se início a elaboração do instrumento para pesquisa de campo, para os alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação/UFSC, com base nas pesquisas estudadas na revisão, proporcionando a continuidade desta pesquisa subsequentemente. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258838 |
Palavras-chave | práticas pedagógicas, currículo, educação básica. |
Colaboradores | Victor Julierme Santos da Conceição |