Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Tipo de Bolsa | Pibic EM |
Orientador | GABRIELA KAIANA FERREIRA |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Ciências Exatas e da Terra |
Sub-área do Conhecimento | Astronomia |
Titulo | Mulheres e Meninas na Ciência |
Resumo | O cenário para as mulheres e meninas nas ciências construírem uma carreira em STEM (Science, Technology, Engineering and Matehmatics) é permeado por desafios e obstáculos. Ainda na infância, as meninas são desestimuladas à se interessarem por ciências por conta de crenças negativas sobre suas capacidades e expectativas compartilhadas entre amigos e familiares, e também em sala de aula. Projetos, atividades científicas e materiais didáticos e de divulgação científica que evidenciam a representação de meninas e mulheres e incentivem a participação delas nestes espaços são essenciais para problematizar estereótipos e combater preconceitos. Neste projeto de pesquisa temos como objetivo estudar a trajetória da cientista Cecilia Payne, suas contribuições e desafios enfrentados durante sua trajetória e obstáculos para ascensão da carreira por meio da produção de um livro sobre meninas e mulheres na ciência. Para tanto, entre os meses de setembro de 2023 a agosto de 2024, realizamos um estudo sobre narrativas históricas e o papel da divulgação científica para o público jovem, bem como uma revisão bibliográfica em materiais de literatura sobre histórias de mulheres cientistas. A partir disso construímos um texto sobre a trajetória de uma jovem de nome Catarina que durante uma longa viagem, conhece uma estudante chamada Cecilia Payne prestes a viver um grande acontecimento em sua vida que pode mudar seu destino para sempre.
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259187 |
Palavras-chave | Mulheres e Meninas na Ciência, histórias e trajetórias de mulheres na ciência, divulgação científica |
Colaboradores | Erica Do Rosário Tischer Júlia Tavares Xavier |